Saúde – Santa Casa traz Ressonância 3 Tesla para Piracicaba e região

O médico Alexandre Borges (esq) fala sobre o novo equipamento ao provedor João Orlando Pavão, ao vice-provedor Alexandre Valvano e à administradora Vanda Petean. Foto: Divulgação

Às vésperas do aniversário de Piracicaba, em 1º de agosto, a Santa Casa de Piracicaba comemora a implantação do novo equipamento de Ressonância Magnética 3 Tesla Pioneer da GE, cuja tecnologia, pioneira na região, traz uma série de diferenciais que se revertem em benefícios, comodidade e maior segurança na hora de executar exames por imagem.

Segundo o médico Alexandre Borges (CRM 82.699), diretor do Instituto de Radiologia do Hospital, isso é possível porque o aparelho possui o dobro da potência do campo magnético gerado pelos equipamentos convencionais, o que permite uma riqueza de detalhes que elevam e aprimoram a qualidade da imagem para o diagnóstico mais preciso de doenças em várias especialidades.

“Há certas alterações apresentadas no cérebro de pessoas com problemas de convulsão, por exemplo, que são detectadas apenas no exame realizado no aparelho de 3 Tesla”, disse o radiologista ao citar a potente intervenção do novo equipamento na área neurológica.

Ele revela os benefícios da nova tecnologia também na área oncológica, uma vez que o aparelho permite a identificação do tamanho e a exata localização de tumores de mama, impactando positivamente no sucesso do tratamento a ser instituído, principalmente em casos de cirurgia. “Alguns tumores malignos apresentam lesões satélites, ou seja, pequenos focos de tumor que não aparecem nos exames de mamografia e ultrassom, prejudicando o plano de tratamento da paciente durante a cirurgia, pois alguma parte deste tumor pode não ser detectada”, explicou.

O radiologista revela que a Ressonância 3 Tesla na mama também ajuda a diagnosticar prováveis reincidência do tumor, bem como o rastreio de lesões em mulheres muito jovens que tem pré-disposição genética para o câncer de mama.

A técnica é considerada padrão ouro também para a avaliação da próstata em casos suspeitos da doença malígna. Antes, todo paciente com suspeita era encaminhado para biopsia e, só depois então, era possível saber se tratava-se de um câncer, de um tumor benigno ou de uma simples inflamação. “De 30% a 40 % dos pacientes que fazem a ressonância de próstata não precisam da biopsia”, revelou.

Os benefícios da Ressonância Magnética 3 Tesla são observados também na cardiologia, pois o equipamento carrega um software de inteligência artificial que permite reduzir o tempo dos exames pela metade e eliminar toda granulação (ruído) da imagem para que a visualização dos músculos cardíacos permita destacar a doença do tecido normal do órgão.

Exames de abdômen para avaliação do fígado, pâncreas e rins também ganharam muito mais qualidade com o 3 Tesla, pois elimina a necessidade de prender a respiração durante o procedimento. “São exames que vinham sendo feitos com certo grau de dificuldade, principalmente em idosos e crianças, porque exige que o paciente prenda a respiração para evitar movimentos que comprometam a qualidade da imagem”, explica o médico lembrando que, agora, isso é passado.

O 3 Tesla também oferece detalhes da estrutura óssea antes inexistentes. Outra característica marcante é a maior abertura do túnel do equipamento, que mede 70 centímetros proporcionando mais conforto ao paciente de forma a aliviar o estresse causado pelo exame e muitas vezes, pela própria doença. “O espaço físico também é humanizado, com imagens leves e revigorantes nas paredes para atenuar o estresse”, disse Borges.

Ele revela que o investimento permitiu à Santa Casa dar um grande salto de qualidade, igualando-se tecnologicamente aos grandes centros de saúde do país. “O resultado é fruto do esforço e do apoio que sempre tivemos da Santa Casa, instituição que se mantém na vanguarda tecnológica em benefício de toda a sociedade”, considerou Alexandre Borges ao agradecer a oportunidade de buscar as melhores praticas médicas dentro da radiologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima