Cadastro para castrações de cães e gatos pode ser feito de forma digital

Cadastro pode ser feito no site da Prefeitura de São Pedro, na aba serviços online

O cadastro para a castração de cães e gatos realizado pela Prefeitura de São Pedro ficou mais ágil e agora pode ser feito online. Os proprietários dos animais devem acessar o site da Prefeitura de São Pedro (www. saopedro.sp.gov.br)  na  aba serviços online e no ícone “Cadastro para castração de cães e gatos” e preencher os dados solicitados.

Após a realização do cadastro, o Controle de Endemias, departamento da Secretaria Municipal de Saúde, vai encaminhar para o email cadastrado a data e o horário da cirurgia, além das recomendações pré-cirúrgicas.

Além da castração, o animal recebe um microchip que permite, de maneira simples, a identificação do cão ou gato. Se o animal for encontrado em vias públicas, o proprietário pode ser advertido, conforme prevê legislação federal.

A castração cirúrgica de animais domésticos é considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) o método mais eficiente e ético para lidar com questões como ninhadas não desejadas. É um método eficiente também para evitar o abandono de filhotes e aumento do número de animais domésticos nas ruas sem o cuidado necessário. Do ponto de vista da saúde dos animais, a castração tem entre os benefícios a redução da probabilidade de doenças como câncer de mama em fêmeas e problemas na próstata dos machos.

A ação que tem ainda o objetivo de estimular a posse responsável e a melhoria da saúde pública, tanto animal quanto da população. Recebeu apoio tanto da Câmara Municipal como de grupos de defesa e proteção aos animais. Desde 2016, este programa da Prefeitura já castrou 3.220 animais – 1979 cães e 1.241 gatos

“É muito importante que os proprietários de animais compareçam nos dias e horários agendados, pois assim conseguimos agilizar o processo de castração e atender um número maior de animais”, disse o veterinário Matheus Murbach.

O Centro de Castração fica na avenida Paschoal Antonelli, 345, próximo ao Centro de Convenções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima