Capoeira – 6º Festival Nacional segue hoje, 26, com programação

O Instituto Afropira promove o 6º Festival Nacional de Capoeira de Piracicaba (Fenacap), até o dia 3 de agosto. A próxima atividade será hoje, 26, a partir das 7h, que inclui visita à EE Prof. Eduir Benedicto Scarppari, no bairro Sol Nascente. Apresentação de capoeira e bate papo sobre a capoeira, convidando-os para as atividades oferecidas pelo evento.

Amanhã, 27, haverá, às 7h30, visita à EE Dr. Antonio Pinto de Almeida Ferraz, no bairro Caxambu, com apresentação de capoeira e bate-papo sobre a capoeira em Piracicaba, convidando-os para as atividades que serão oferecidas pelo Fenacap. Também amanhã, 27, haverá intercâmbio entre os grupos e escolas de capoeira do Município no espaço do Mestre Adriano, do Grupo Ojú Obá Axará Capoeira, localizado no Centro Comunitário Jardim Esplanada (rua Augusto Furlan, 39, Jardim Esplanada).

FENACAP – O Festival Nacional de Capoeira de Piracicaba é promovido pelo Instituto Afropira. Surgiu em 2017 sob a orientação de Mestre Marquinho, um dos diretores do Instituto.  A primeira ação para criação do Fenacap foi fazer um mapeamento da capoeira na cidade, em 2015. Em 2021, cadastrou 17 grupos de capoeira, com 28 representantes atuando em mais de 50 locais entre varejões, centros comunitários, projetos sociais e escolas particulares.

Depois do levantamento, veio um processo de pouco mais de um ano, com rodas de conversas e escutas com todos os grupos, visto que a capoeira piracicabana tinha falta de contato entre seus representantes.

A proposta de ações foi uma programação onde o foco era a promoção do intercâmbio e integração entre os grupos da cidade. Esta edição foi o piloto do projeto, com rodas de conversas, debates sobre políticas públicas para capoeira, oficinas, festival de música e finalizando com apresentações de samba de roda.

O Festival ocorreu nos anos seguintes, porém a 4ª e 5ª edição foram online devido ao período pandêmico.

Na 5ª edição, o Festival de Música de capoeira que já ocorria desde o início, recebeu o nome de “Prêmio – Música de Capoeira”, com inscrições de todo Brasil, impulsionando e divulgando ainda mais o projeto. Dos inscritos, 21 foram selecionados e buscaram o grande público para conquistarem votos, gerando assim uma playlist de músicas com letras e melodias riquíssimas e apresentação ao grande público de capoeiristas talentosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima