Santa Bárbara D’Oeste – Com Andia, Saúde na cidade recebeu  Certificação de Qualidade ISO 9001

 

A Saúde é o maior desafio de qualquer município do Brasil e exige boa gestão para melhorar o atendimento das pessoas e salvar vidas. Em Santa Bárbara d’Oeste, o desafio não era diferente quando o então prefeito Denis Andia iniciou o seu primeiro mandato, em 2013. Mas basta olhar para esse passado e notar uma verdadeira transformação realizada em dois mandatos na saúde pública da cidade.
Os antigos postinhos de Saúde, com ventiladores velhos, pisos de desgastados pelo tempo, equipamentos e mobiliários sucateados, além de equipes reduzidas, deram lugar a unidades modernas, bem equipadas e com mais profissionais. Denis Andia duplicou o número de unidades de saúde e todos os novos prédios tiveram um significativo avanço em suas estruturas, o que possibilitou também duplicar o número de médicos na rede municipal de saúde, em apenas oito anos.
Os prontos-socorros também foram reestruturados, ampliados e passaram a oferecer o atendimento de urgência e emergência em pediatria. “Historicamente os pais e as mães, quando necessário, levavam os seus filhos para outras cidades nos casos urgentes. Hoje isso não ocorre mais. Aliás, hoje é o contrário, muitos pais de outras cidades procuram nossas unidades de saúde. O cuidado com as crianças é prioritário. E para que isso fosse possível nós quadruplicamos o número de pediatras na rede municipal de Saúde”, explicou Denis Andia.
Santa Bárbara d’Oeste viu também a implantação de novas e inéditas estruturas, como o Centro de Exames e Diagnósticos. No espaço são realizados tomografia computadorizada de última geração, ultrassom, mamografia, colonoscopia, endoscopia, raio-x contrastado, ecocardiograma, holter, teste ergométrico, espirometria, biópsia de próstata e de tireóide, doppler vascular, diversos exames oftalmológicos, entre tantos outros. O espaço também é preparado para realizar, sob demanda, eletroneuromiografia, urodinâmica, espirometria infantil e eletroencefalograma, além de possuir um Centro Cirúrgico para procedimentos eletivos. A estrutura foi construída ao lado do Novo Terminal Urbano, também entregue por Denis, possibilitando o pleno acesso do cidadão barbarense por meio do transporte público, vindo de qualquer região da cidade.
A duplicação do número de postos de Saúde, a ampliação em duas vezes do número de leitos de UTI, a implantação de novos serviços, a compra de equipamentos e a contratação de profissionais foram acompanhadas também da capacitação e certificação: A rede municipal de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste passa por auditorias constantes e com a Certificação de Qualidade ISO9001 – algo muito raro na saúde pública de um município.
“Com planejamento e organização fizemos uma ampla transformação. Em 8 anos investimos mais de R$ 1 bilhão na rede municipal de Saúde. Estes foram os primeiros passos dados na minha cidade. O desafio em Saúde é constante e cabe a nós trabalharmos para qualificar os serviços oferecidos aos cidadãos, em todas as cidades da região”, acrescentou Denis Andia, que é pré-candidato a deputado federal pelo MDB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima