Câmara Convida – “A Foto e a História” resgata diferentes épocas de Piracicaba

Edson Rontani Jr. é o entrevistado do Câmara Convida desta sexta-feira (22). Foto: Guilherme Leite

Você já ouviu falar da banda Os Cambitos, que em meados da década de 1960 fazia covers dos Beatles em Piracicaba? Ou que, ao invés de irem até um pasto para avaliar uma vaca, os alunos da Esalq recebiam o animal na sala de aula? Todas estas curiosidades estão no livro “A Foto e A História – Piracicaba Antiga”, do jornalista Edson Rontani Jr.

Ele é o entrevistado da edição do programa Câmara Convida desta sexta-feira (22), a partir do meio-dia, na TV Câmara. “Eu sempre tive um contato muito próximo com fotografias, por conta do meu pai, e me tornei um colecionador, recebendo todo esse material de amigos e de outras pesquisas que já fiz”, explica o jornalista, que é filho de Edson Rontani, cartunista que criou o personagem “Nhô Quim”, do XV de Piracicaba.

Com este material arquivado em sua casa, Rontani Jr. decidiu expor parte do acervo à sociedade e, desde 2007, passou a cultivar a ideia de criar uma coluna no jornal. “Foi ali que levei a proposta ao diretor de A Tribuna, o jornalista Evaldo Vicente, e desde então publico, aos sábados, a coluna ‘A Foto e a História, sempre trazendo uma imagem e um pequeno texto para explicar a fotografia do dia’, acrescenta.

Com o desenvolvimento de novos meios de comunicação, Rontani Jr. passou a realizar um blog, além de perfis no Facebook e Instagram. “Eu vejo que as pessoas se interessam muito por fotos antigas e isso é um trabalho que faz aflorar muitas memórias de como era a cidade”, disse, ao destacar que o livro é uma coletânea de imagens da coluna.

O programa Câmara Convida vai ao ar pela TV Câmara nos canais 11.3 em TV aberta (sinal digital), 4 da Claro/Net e 9 da Vivo/Fibra, além das retransmissões nas mídias sociais, no Facebook e no Youtube, e também no site oficial da Casa (www.camarapiracicaba.sp.gov.br).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima