Semdettur: secretaria de resultados positivos

José Luiz Guidotti Júnior

 

 

Sempre fico surpreso com declarações, geralmente de cunho político, de que o fim da Secretaria de Trabalho e Renda (SEMTRE) significou um retrocesso aos trabalhadores, e que a atual gestão colocou também fim no SINE-Sistema Nacional de Emprego.

Tais declarações não tem qualquer respaldo com a verdade, pelo contrário, levam tão somente a desinformação a população para, talvez, criar a sensação que esta gestão não está avançando com seu programa de governo.

Mas vamos lá aos fatos e a verdade.

Desde a sua criação no ano de 2007, a SEMTRE, foi muito bem organizada e estruturada pela sua primeira Secretária, Sra. Angela Correa, e pelos servidores que a compunha, alguns deles até hoje prestando bons e relevantes serviços. O segundo salto de crescimento se deu nas mãos do Secretário Sérgio Furtuoso, que reestruturou para a realidade da época, reformando o prédio da Rua Monsenhor Francisco Rosa, e incorporando novos setores como MEI-Micro Empreendedor Individual, sendo a gestão desta fase concluída pelo Secretário Carlos Beltrame.

Ao chegarmos em janeiro de 2021, e conhecer a estrutura da SEMTRE, e os serviços prestados, ficou muito claro que precisaríamos reestruturar novamente para um novo salto de qualidade, crescimento e adequação à realidade de mercado, diante de uma pandemia que assolava vidas, empregos e empresas.

Assim começou a Semdettur, que trouxe para o Trabalho e Renda, o Desenvolvimento Econômico e Turismo, seguindo a tendência de cidades que já haviam adotado esse formato, devido ao fato de tratar na mesma Secretaria todos os assuntos ligados a geração de Emprego e Renda, de ponta-a-ponta, do desempregado aos grandes contratantes, olhando para Empregabilidade como um todo a fim de proporcionar políticas públicas que realmente gerem empregos diante desta nova realidade.

Uma das principais bandeiras do Prefeito Luciano Almeida é atratividade de empresas para se instalarem na cidade, e isso ele já fez como Secretário ao trazer a CJ Corporation, primeira empresa Coreana em Piracicaba, e na sequência a Hyundai Motors. Sim, foi através do seu empenho pessoal que tais organizações escolheram aqui para se instalarem. E essa nova fase já começou a acontecer como há muito tempo não ocorria. Anúncios começaram a ser divulgados, sempre em conjunto entre Prefeitura e Empresa, respeitando os termos de Compliance tão necessários para garantia de ambas as partes, a fim de não ocorrer a quase perda de uma nova fábrica por anúncio antecipado e não autorizado do ex-Prefeito em Dezembro de 2020. Já são mais de R$1 bilhão de investimentos direto anunciados e milhares de novos empregos, como a expansão da CJ do Brasil em fábrica que disputamos com a Malásia, a primeira Usina de Biometano do mundo, Projeto inovador da Raizen, a multinacional Francesa SNF dentre outras tantas que estamos aguardando os detalhes finais para novos anúncios. Esses três novos investimentos acima descritos foram empenhos diretos da Semdettur, que trabalhou arduamente para garanti-los em Piracicaba.

Olhar para o mercado e observar as tendências de futuro é como estamos transformando a Semdettur para ser a porta de entrada daquilo de mais importante possa haver na vida do cidadão: o trabalho. E é isso que nos motiva fazer desta Secretaria cada dia mais eficiente e que cumpra seu papel de geradora de empregos.

Os números nos mostram que estamos no caminho certo: dados do Caged apontam em 2019 apontam saldo positivo de 171 contratações e negativo de (-1.349) em 2020. Em 2021, primeiro ano da SEMDETTUR, o saldo foi positivo de 7.468 contratações e nos cinco primeiros meses de 2022, já são 3.791 novos postos de trabalho. Nos últimos 24 meses da Semtre foi gerado saldo negativo de 1.178 ante a 11.259 contratados em 15 meses da Semdettur.

Outros dados igualmente nos mostram que o trabalhador usuário dos nossos serviços foram beneficiados com a mudança. Em números gerais a Semtre atendeu entre 2017 e 2020 a média de 60.000 pessoas por ano. Só em 2021 a Semdettur atendeu 103.000. O SINE é hoje 500% mais eficiente que na gestão anterior, que efetuava média de 2.000 encaminhamentos para recolocação contra 10.000 encaminhamentos da Semdettur.

Outras ações que a Semdettur tomou frente foi a implantação do HUB Piracicaba no Parque Tecnológico, premiado pelo Sebrae, como ação empreendedora do ano de 2021, Restruturação do Aeroporto, projetos já em fase de implantação do Turismo, disponibilidade de novas áreas para instalação de Indústrias, reativação do Conselho do Trabalho com reuniões regulares, Integração da Secretaria no Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho com o fim de discutir o fim de repasse de verbas do SINE, problema comum à todos cidades participantes do sistema e na nova estrutura inaugurada no Térreo 1 do Centro Cívico, com todos os serviços integrados do CAT, MEI, Regularização de Ambulantes, Banco do Povo, Qualificação, o qual será o novo Polo de Empregabilidade e Empreendedorismo e Polo de Empregabilidade Inclusiva. Todos os serviços podem ser acessados por aplicativos, sendo que hoje 80% dos atendimentos são digitais e 20% presenciais.

Isso é a Semdettur, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo.

______

José Luiz Guidotti Júnior, empresário, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima