Ipplap mantém banco de dados sobre o Município

Fábio Lazzerini e Adriana da Silva, diretor e responsável pelo Piracicaba em Dados, do Ipplap. Foto: Divulgação

Facilitar o trabalho de pesquisa e ampliar o acesso às informações são prerrogativas da ferramenta administrada pelo instituto

 

O Ipplap (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba), além de ter entre as principais atribuições a implementação do Plano Diretor de Desenvolvimento do Município, que é uma lei municipal que estabelece e organiza o desenvolvimento e expansão territorial de uma cidade, também é responsável por outras ações, dentre elas a manutenção de um vasto Banco de Dados. Segundo o diretor-executivo de Estudos Socioeconômicos, Informações e Desenvolvimento Urbano e Rural do Ipplap, Fábio Lazzerini, no site do Ipplap (www.ipplap.com.br) encontra-se o botão Piracicaba em Dados, disponível a todos, como uma grande fonte de informações e dados do município, tanto para os servidores públicos, como para pesquisadores, estudantes e população em geral, que podem encontrar em um único local, informações provenientes de diversas fontes, facilitando o trabalho de pesquisa e ampliando o acesso às informações.

DADOS — São disponibilizados dados sobre a população, economia, o desenvolvimento humano do município, a partir de dados primários obtidos de organismos oficiais, como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). “Os temas disponíveis englobam as mais diversas áreas: Agropecuária, Assistência e Desenvolvimento Social, Consumos e serviços, Economia, Educação, Esportes e Lazer, Finanças Públicas, Habitação, Indicadores Sociais, Justiça, Meio Ambiente, Obras Públicas e Particulares, População, Saneamento e Infraestrutura, Saúde, Segurança, Território, Trabalho e Previdência e Trânsito e Transporte”, mencionou.

ÁREAS PÚBLICAS — O diretor do Ipplap ressaltou, também, que além dos dados disponibilizados no site, o Ipplap mantém um banco de dados interno, com a localização de aproximadamente 2.800 áreas públicas, como áreas institucionais, sistemas de lazer, bens patrimoniais e áreas que passaram por processo de desapropriação, que servem de subsídio para a definição de áreas mais adequadas para a implantação de projetos do município como escolas, unidades de saúde e habitações de interesse social. “As informações e dados são fundamentais para análise e definição de políticas públicas, para implantação de novos equipamentos comunitários ou urbanos, e, por meio delas, é possível conhecer as áreas públicas, suas características, tamanho, utilização atual e origem, bem como visualizar onde há deficiência destes equipamentos e tomar as providências necessárias, como desapropriação ou definir tamanho e localização das áreas públicas em novos parcelamentos do solo urbano”, destacou Lazzerini.

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