Homenagem – Em celebração ao Exército, oficiais piracicabanos são condecorados

A solenidade ainda contou com a apresentação da banda da EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército), de Campinas. Foto: Guilherme Leite

A força e a tradição do Exército Brasileiro como instituição foram enaltecidas durante a sessão solene em comemoração ao Dia do Exército Brasileiro – Tiro de Guerra 02-028 Piracicaba, realizada nesta sexta-feira (15), no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”. Com a presença de autoridades civis e militares e dos atiradores do Tiro de Guerra de Piracicaba, foram homenageados na solenidade o major de artilharia Matheus Barbosa e o general de divisão Edson Diehl Ripoli, com as Medalhas de Mérito Legislativo. As honrarias foram apresentadas pelo vereador Laércio Trevisan Jr (PL), através dos decretos legislativos 16/2022, 17/2022 e 19/2017.

Trevisan Jr. presidiu a mesa de honra da solenidade, que também foi composta pelo secretário municipal de Administração, Dorival José Maistro; pelo comandante da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada de Campinas, general Agnaldo Oliveira Santos; pelo ordenador de despesas da brigada, coronel João Marcelo Faiad; pela representante do CPI-9, tenente-coronel Sílvia Andréia Mantoani; pelo representante do 10º BPMI, capitão PM Gravena; pelo comandante do Tiro de Guerra de Piracicaba, sargento Felipe Silva de Carvalho; pelo vereador de Campinas, major Jaime; pelo diretor de ações institucionais da Acipi, Guilherme Gorga Mello e pelo superintendente da Unimed Piracicaba, Sérgio Fortuoso.

A solenidade ainda contou com a apresentação da banda da EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército), de Campinas, que ministrou o Hino Nacional e outras canções do repertório popular brasileiro, como “Carinhoso”, de Pixinguinha, e sucessos do cantor Tim Maia, além de ter executado o Hino do XV de Piracicaba, a pedido do general Diehl, fanático torcedor do clube.

Ao usar a palavra, Trevisan Jr. citou o histórico do jovem militar piracicabano Prudente de Moraes, que chegou ao posto de presidente da República. Lembrou ainda da participação do pai de um dos homenageados, general Diehl, que foi vereador e presidente da Câmara, Romeu Ítalo Ripoli, que também presidiu o clube XV de Piracicaba. “Hoje o Exército é uma das instituições mais respeitadas do Brasil. Que o Exército continue se mantendo forte e sendo uma instituição respeitada no Brasil. É só assim que um país cresce”, colocou Trevisan Jr., parabenizando a todos os homenageados.

MEDALHAS – Um dos homenageados com a Medalha de Mérito Legislativo, major Matheus Barbosa, é atualmente chefe da Seção de Comunicação Social da EsPCEx. Ele nasceu em Piracicaba, em 1979. Serviu em várias cidades brasileiras e se especializou como Oficial de Comunicações, além de ter obtido pós-graduação em Operações Militares e Comunicação Social.

Após receber a medalha de mérito, major Matheus Barbosa demonstrou muita emoção por fazer a celebração na cidade em que nasceu e lembrou de quando ingressou nas fileiras do Exército, em 1998, na EsPCEx, em Campinas. “Levei comigo minhas raízes, minha família, meus amigos e minha admiração pela cidade. Por todos os lugares que passei, sempre disse que sou piracicabano com muito orgulho e que Pira é demais”, afirmou. “Esta medalha nos motiva a seguir em frente, acreditando em nossos ideais. Muito obrigado, Piracicaba, tenho orgulho de ser seu filho”.

General Diehl, também condecorado com a Medalha de Mérito Legislativo, nasceu em Piracicaba, em 1964 e ingressou no Exército em 1979. Possui vasto currículo nas áreas acadêmica e militar e foi condecorado com várias medalhas nacionais e estrangeiras. Serviu em diversas cidades do País, além de ter participado de missões estrangeiras, como a atuação como observador militar das Nações Unidas. Também trabalhou como assessor militar da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e integrou a assessoria do Gabinete do Comandante do Exército. Foi chefe de gabinete do ministro de Estado da Defesa. Foi promovido ao posto atual, general de divisão, em 2018.

Da mesma forma, ao discursar na solenidade, general Diehl também falou da emoção de ser piracicabano e de receber a homenagem na cidade. “É uma satisfação voltar para a minha cidade, vir à Câmara que meu pai presidiu, em um dia que tem jogo do XV”, lembrou. “Não existe instituição melhor que o Exército brasileiro. Sou muito agradecido ao Exército e aos meus conterrâneos por me homenagearem na minha cidade”. No discurso, o general também enalteceu a presença, no evento, da primeira mulher piracicabana a ingressar na EsPCEx, Hielry Melissa Ignácio, e motivou os atiradores do Tiro de Guerra a se inspirarem na experiência de formação na carreira militar.

DIA DO EXÉRCITO – O Dia do Exército foi instituído em 2017, com o objetivo de reconhecer personalidades que se destacaram nas atividades prestadas à instituição. Nesse sentido, a noite contou ainda com homenagens a colaboradores do Tiro de Guerra de Piracicaba: o voluntário Wesley da Silva Arruda, o técnico de informática Gilberto Tabai Manzatto, o secretário de Administração, Dorival Maistro, o guarda civil municipal Fernando Antonio Homem de Mello Prado e os pastores Marcelo Torres Almeida e Rinaldo Ito, esses dois últimos representados por Leonardo Vitória Campos.

Além da homenagem prestada pela Câmara, o Tiro de Guerra, em nome do sargento Carvalho e do instrutor da corporação, sargento Diogo Araújo Batista, e também os oficiais major Matheus Barbosa e general Edson Diehl Ripoli receberam honrarias da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e da Unimed Piracicaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima