Esgoto – Melhorias em redes coletoras atingem 2,2 km só neste ano

Todos os anos, a Mirante recolhe lixo das estações de tratamento de esgoto

O trabalho de manutenção dos serviços essenciais de uma cidade é fundamental para que a população seja atendida da melhor maneira, como é o caso da coleta e o tratamento de esgoto. Por isso, a Mirante – empresa responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae, realiza, frequentemente, obras de melhorias nas redes de esgoto.

No primeiro semestre desse ano, por exemplo, foram realizadas melhorias em 2,2 quilômetros de redes de esgoto. “Esse é um trabalho que faz parte do nosso dia a dia, pois as melhorias são necessárias para própria manutenção dessas redes”, explica o supervisor de Serviços da Mirante, Giovan Christofolletti.

Mas cuidar das redes de esgoto não é um trabalho apenas da Mirante. A população deve estar ciente de sua parte em todo o processo, uma vez que, ao ligar um chuveiro, ao abrir uma torneira ou ao dar uma descarga no vaso sanitário, o usuário está acessando diretamente uma rede de esgoto.

COMO CUIDAR DA REDE DE ESGOTO? – O supervisor de Serviços da Mirante explica. “É dever de todo cidadão utilizar as redes de esgoto de maneira correta, sem jogar lixo, objetos ou gordura em pias, ralos e vasos sanitários.”, afirma Giovan. Todos os anos, a Mirante recolhe muito de lixo das estações de tratamento de esgoto. Entre eles figuram papel higiênico, cotonetes, fios dental, preservativos, fraldas descartáveis, cabelo e até peças de roupa.

“O sistema de esgotamento sanitário é dimensionado para receber apenas o esgoto. Portanto, quando há descarte de materiais indevidos à rede de esgoto, podem ocorrer problemas no escoamento da rede coletora”, adverte Giovan. Ele reitera que o sistema de esgotamento sanitário é fundamental para o município pois “Além de evitar a poluição de córregos e rios, leva saúde e qualidade de vida à população”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima