Mauricio Picazo Galhardo

BALANÇA COMERCIAL
Com elevação do índice de preços em 28,5% comparado ao mesmo mês do ano anterior, as exportações brasileiras do setor agropecuário atingiram o valor recorde da série em junho de 2022: US$ 15,71 bilhões (+31,2%). Também houve expansão de 2,1% no volume embarcado. As importações de produtos do agronegócio foram de US$ 1,53 bilhão (+19,8%), com alta de 17,9% dos preços médios e 1,6% do quantum importado.

 

BIOCOMBUSTÍVEIS
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, a Proposta de Emenda à Constituição que estimula a competitividade dos biocombustíveis (etanol, por exemplo) em relação aos combustíveis fósseis (gasolina, diesel, gás natural) no país. O texto faz parte do pacote de projetos com objetivo de conter a alta no preço dos combustíveis. Todos os destaques apresentados à matéria foram rejeitados. A proposta, é de autoria do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

 

SAFRA DE INOVAÇÕES
A John Deere, líder mundial no fornecimento de equipamentos e soluções tecnológicas para agricultura, estreou um reality show chamado “Safra de Inovações, O desafio das startups do agro”, o primeiro programa de competição de empreendedorismo voltado para o agronegócio. E a Sociedade Rural Brasileira faz parte de mais essa inovação.

 

FÓRUM NACIONAL DO LEITE
Aconteceu em Brasília (12/7), o Fórum Nacional do Leite. O Ministro da Agricultura, Marcos Montes, participando da Abertura do Fórum disse que o Brasil pode ser o maior exportador de lácteos do mundo. O Brasil, produz 35 bilhões de litros por ano, o setor conta com 1.170 milhão de produtores dedicados à cadeia e 99% dos municípios brasileiros produzem leite.

 

CANA-DE-AÇÚCAR
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estará em campo para realizar o levantamento de dados da safra de cana-de-açúcar nos estados de Tocantins, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Maranhão, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso. Os números apurados servirão de base para o 2º Levantamento da Safra 2022/2023, previsto para 19 de agosto.

 

PESQUISA E INOVAÇÃO
O pó fino secular e versátil da gelatina é a base de um novo filme comestível e biodegradável para embalagem de alimentos multifuncionais. Utilizando o método de “casting contínuo”, pesquisadores brasileiros e franceses incorporaram nanocristais de celulose (CNCs, na sigla em inglês), modificados com resina de pinus, à estrutura frágil da gelatina para reforçá-la e produzir um filme, de forma mais rápida e mais resistente. O resultado é uma película biodegradável, antimicrobiana e com propriedades antioxidantes.

 

CLÍMA
A colheita de trigo da Argentina para a temporada 2022/23 é esperada em 17,7 milhões de toneladas, abaixo da estimativa anterior de 18,5 milhões de toneladas, informou a Bolsa de Rosario (BCR) na noite de quarta-feira. O decréscimo reflete uma queda na área estimada de plantio por causa de uma seca nas áreas agrícolas. A bolsa de grãos também revisou para cima sua projeção 2021/22 para a produção de milho.

 

CHILE
AgroFresh Solutions, Inc. uma inovadora AgTech global fornecedora de uma gama de soluções, tecnologias digitais e serviços para aprimorar a qualidade e ampliar a vida útil de produtos agrícolas frescos, anunciou hoje a inauguração de um novo entro global de inovação em Rancagua, no Chile. Esse novo centro terá pesquisadores e equipes de operações para dar suporte a produtores, empacotadores, transportadores e varejistas em toda a América Latina.

 

PREÇOS
Relatório elaborado pelo Departamento Econômico da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP) referente aos preços pagos para os produtores paulistas apontou queda na maioria dos produtos. De 28 itens pesquisados, 16 mostraram baixa no mês de junho, enquanto 12 registraram alta. “O relatório mostrou que os produtores agropecuários não são os maiores culpados pela inflação, apesar de estarem pressionados pela alta dos insumos e por elevadas taxas de juros cobradas nos empréstimos dos bancos”, afirma o presidente da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo, Fábio de Salles Meirelles. (Com informações de assessorias)

 

Email: [email protected]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima