Piracicaba – Espaços turísticos são foco de projeto do Sesc

Participantes do roteiro posaram para foto em letreiro na Rua do Porto. Foto: Luciana Grisotto Koury

Diversos pontos turísticos às margens do rio Piracicaba, mantidos pela Prefeitura de Piracicaba, foram visitados na manhã de domingo, 10, por um grupo de 20 pessoas em visita guiada gratuita organizada pelo Sesc, na estreia do projeto intitulado Re-Conhecendo Piracicaba, criado pelo setor de Turismo Social com o intuito de realizar percursos que possibilitem a identificação de pontos turísticos, históricos e culturais do município. Este primeiro roteiro, de cerca de 6km, foi realizado em parceria com a agência de turismo Nas Nuvens e conduzido pela guia de turismo piracicabana Sabrina Franzol.

O rio Piracicaba foi o ator principal do trajeto turístico, que incluiu diversos espaços situados na região da Rua do Porto. Durante a caminhada, os participantes receberam informações de cada ponto, contextualizando com a história da cidade. Eles passaram pelo Parque da Rua do Porto João Herrmann Neto; largo dos Pescadores, local de início da festividade mais antiga da cidade, a Festa do Divino, com mais de 190 anos; Casa do Povoador, que foi construída na técnica de pau a pique e é uma relíquia da arquitetura piracicabana do século 19; Museu da Água, a primeira estação de captação e bombeamento de água de Piracicaba; Parque do Mirante e também o Engenho Central, que já foi um dos mais importantes produtores de açúcar e álcool do país.

“Nossa intenção é levar o público a valorizar a cidade e sua importância, sendo cada passeio uma oportunidade de conhecer e reconhecer o município. Através do turismo social, o Sesc une o prazer de viajar à descoberta de uma nova forma de enxergar o mundo”, explicou Cintya Girio, supervisora do setor de turismo social do Sesc Piracicaba.

Para a assistente social Lene Bassa, que esteve na atividade domingo, o circuito turístico possibilitou novos conhecimentos. “Por mais que eu conheça a minha cidade, sempre há algo novo a aprender com profissionais qualificados e preparados. Foi um momento de descontração, despertando lembranças, novas amizades e exercício com caminhada”, falou.

Quem também aprovou a estreia do projeto foi o casal de professores Regina Maria Andrade Berioni e Doniseti Aparecido Berioni, que moram em São Pedro e se inscreveram para participar da atividade em terras piracicabanas.

“Ficamos maravilhados com tantas opções gratuitas de passeios na cidade de Piracicaba. Conhecemos o belíssimo Engenho Central, que abriga em um dos seus galpões um teatro com palco reversível, além do Museu da Água, o Aquário Municipal, a passarela Pênsil e, por sorte, neste dia estavam acontecendo as comemorações da Festa do Divino, tradição em Piracicaba”, disse Regina. “Mudamos recentemente aqui na região de Piracicaba e estes passeios guiados, para conhecer os pontos turísticos da cidade, são muito importantes. Achamos muito interessante a história e tradições do município”, complementou Doniseti Berioni.

SERVIÇO – As visitas guiadas do Sesc podem ser consultadas no site www.sescsp.org.br/unidades/piracicaba/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima