Estação da Paulista – “Relatos de uma História” traz acontecimentos inéditos

E-book  “Estação da Paulista – Relatos de uma História”, de Esio Pezzato

Com uma escrita inigualável, cheia de ricos detalhes históricos e relatos únicos, o livro Estação da Paulista – Relatos de uma História, de autoria do renomado poeta e cronista Esio Pezzato – que já recebeu mais de 300 prêmios literários nacionais e internacionais -, traz como diferencial um texto peculiar, que flui harmoniosamente entre acontecimentos políticos e a suavidade da poesia, retratando épocas e costumes de um povo e seu inestimável legado à cultura piracicabana.

O livro narra a epopeia travada durante 20 anos (1902-1922) por homens visionários para o progresso de um dos maiores símbolos de formação histórica de Piracicaba, considerada hoje um importante cartão-postal para promoção de eventos culturais e artísticos da cidade, a Estação da Paulista que, em 29/07, completará 100 anos.

De acordo com Ésio, que escreve desde os 14 anos, o livro não possui classificação etária porque desperta interesse em todas as idades por meio de relatos de fatos inéditos, e histórias curiosas dos bastidores que ocorreram durante a construção da Paulista. “Procurei escrever com uma linguagem objetiva, misturando importantes conceitos factuais com literatura que, ao mesmo tempo em que informa, também agrada todas as idades e gêneros. Essa é a peculiaridade do poeta de verdade: informar com criatividade pitoresca”.

Com 193 páginas, o livro Estação da Paulista – Relatos de uma História destaca-se também pela empolgação dos leitores com as personalidades que marcaram a história desse centenário, como Francisco Feio, Dr. Paulo de Moraes, entre outros importantes nomes como artistas, políticos e pessoas piracicabanas.

“Toda essa pesquisa foi um grande conhecimento para mim. Há algum tempo eu já estava coletando importantes relatos quando houve o restauro da Paulista e a inauguração do Centro Cultural Antônio Pacheco Ferraz para a confecção desta obra; mas agora, tudo ficou mais empolgante. É uma honra publicar esse livro em uma data tão especial, e contribuir com as comemorações do centenário da Paulista, podendo ainda, destacar poesias e músicas famosas que fazem alusão aos trens e a este segmento tão importante para o desenvolvimento do País”, completa Ésio.

O livro digital pode ser baixado no formato PDF através da página do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba) em www.ihgp.org.br ou pelo celular para o QRCode.

Presidente do Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural), Esio Antonio Pezzato é piracicabano, poeta e cronista profissional. Atualmente publicou 16 livros, sendo 60 inéditos, além de mais de 600 crônicas publicadas. O autor é mencionado também como verbete de dicionário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima