Feira Amigos da Santa Cruz reúne artesãos todos os sábados

A feira de artesanato acontece aos sábados, das 8h às 15, na Praça Santa Cruz – foto: Daniella Oliveira

É na praça Santa Cruz, em São Pedro, que 35 artesãos se reúnem todos os sábados para promover a Feira de Artesanato Amigos da Santa Cruz. Com diversas opções de presentes e preços acessíveis, moradores e turistas que passam pelo local se encantam com a qualidade e diversidade de produtos 100% artesanal. No total, são 24 barracas espalhadas no centro da praça, das 8h às 15h.

De acordo com o artesão e ceramista Washington Maniero, a ideia de organizar a feira surgiu de um grupo de WhatsApp que reunia artesãos de São Pedro, Águas de São Pedro e outras cidades. “Buscamos um local apropriado, conseguimos autorização e iniciamos em maio. Ainda estamos nos organizando com as divulgações e redes sociais. Nossa única exigência é que os produtos oferecidos sejam realmente artesanais”, explicou.

Através da arte sustentável, com caixa de ovo, lata, galhos, sobras de linhas, papel e a também a técnica de pirografia, a artesã Cristina Alfa desenvolve seu trabalho. “Tem sido muito importante para gente essa feira. Já ouço vários elogios sobre as peças que produzo”, disse Cristina, que oferece várias opções de presentes, como placas decorativas. Seus produtos variam de R$ 4 a R$ 72.

Apaixonado pela arte com madeira, Jonas Bittencour, de 68 anos, além de receber várias encomendas, já atrai sua clientela na feira. “Sempre trabalhei com madeira. Antes ficava na rua e no trevo do Alpes, agora faço parte do grupo aqui da praça”. Casinhas para passarinhos, comedouros, tábua de carne, placas entalhadas, banquinhos e até casinha de abelha Jataí estão entre as peças mais vendidas. “Tenho peças que variam de 30 a 150 reais”, ressaltou.

Artesã há 35 anos, Patrícia Karst, que é de Piracicaba, também faz parte dos Amigos da Santa Cruz. Com material sem origem animal, ela produz bonecas de pano com muita representatividade. “Tenho bonecas com deficiência física, numa cadeira de rodas, boneca com vestido das cores da bandeira LGBT, e de personagens marcantes, como Frida Kahlo”. Ela também falou da importância da feira. “Pessoal bacana, com uma energia muito marcante e que acolhe a todos”.

Com pagamento em cartão de crédito, cartão de débito, Pix ou dinheiro, na feira os clientes encontram peças variadas de bijuterias, brinquedos pedagógicos, tapetes, jogo americano, gorros, cachecol, lenços, bolsas, roupas, peças em madeira, pratos decorados, mandalas, caixas de presente, porta joia, pano de prato, peças em cerâmica, produtos religiosos, placas decorativas e uma grande variedade de presentes com preços bastante acessíveis.

SERVIÇO: A Feira de Artesanato Amigos da Santa Cruz acontece todos os sábados, das 8h às 15h, na Praça Santa Cruz, em São Pedro. Mais informações pelos telefones: (11) 97606-0686, (11) 974662-4767.

Texto e fotos: Daniella Oliveira

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima