Desde ontem, 11, e até amanhã, 13, os microrganismos do solo estão no centro das discussões no evento “A Microbiologia do Solo como Componente da Eficiência Agronômica”. Renomados professores e profissionais do Brasil ministram aulas com estratégias inovadoras e tendências da microbiologia aplicada à agricultura tropical.
Serão mais de 200 pessoas, de 14 Estados do Brasil, para participar dos debates e pensar soluções usando a microbiologia do solo. Os microrganismos do solo – seres minúsculos que vivem debaixo da terra – são de grande importância para a agricultura. Eles atuam na formação do solo, realizam a ciclagem de nutrientes e a degradação de poluentes, além de serem responsáveis pelo controle biológico de doenças e pragas.
Podem otimizar custos e aumentar a produtividade com sustentabilidade. No entanto, trata-se de tecnologia distante da realidade de grande parte do agronegócio no Brasil.
ANDRIOS – A Andrios é uma startup focada em pesquisa e aplicação da microbiologia do solo que nasceu numa incubadora da Esalq/USP em 2016. Seu propósito sempre foi o de aplicar a microbiologia do solo para garantir uma agricultura mais sustentável tanto para o agricultor como para o meio ambiente. A sede da Andrios é em Piracicaba, segundo maior polo do Brasil a reunir empresas com potencial de crescimento no agronegócio.