Risco de doença cardiovascular aumenta após a Covid-19

Thais Soleira Rodrigues

A Covid-19 é causada por um vírus de transmissão respiratória, o SARS-CoV-2. Embora tenha sido descrita inicialmente como uma infecção viral do trato respiratório, com os efeitos esperados principalmente para órgãos como a traqueia e os pulmões.
O estudo, publicado no periódico científico Nature, aponta que a probabilidade de problemas no coração aumenta até mesmo entre os pacientes que apresentaram casos leves da doença.
As taxas de diferentes condições, como insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral (AVC), se mostraram substancialmente mais altas em pessoas que se recuperaram da infecção do que em indivíduos com perfil semelhante que não tiveram a doença.
O risco de insuficiência cardíaca aumentou 72%.
O aumento no risco de problemas cardiovasculares está associado ao desequilíbrio no sistema imunológico ocasionado pela Covid-19, que também acontece em quadros de outras doenças inflamatórias, como o câncer.

REABILITAR, VOCAÇÃO DE QUEM VIVE O AMOR— A Fisioterapia não é só você atender pacientes e dar altas! É muito mais que isso! É ser o melhor para as pessoas! É mostrar que com seu coração, você pode mudar vidas! E no final de tudo ser a inspiração de alguém.

Talvez até o final de nossas vidas, jamais saberemos o quão importante e grande é nossa profissão! Uns tentam explicá-la dizendo que é a terapia que reabilita o corpo, outros dirão, que é a profissão que restitui a capacidade funcional.

Talvez me faltem palavras, quando for me referir do quanto podemos fazer por vocês. Mas faltam ainda mais palavras, quando tento definir quem podemos ser, quando precisam de nós. Talvez vocês não saibam, mas mesmo sendo uma das profissões mais complexas, difíceis e desvalorizadas do País, tem muitos de nós que jamais desistiriam de cada um de vocês. Meus parabéns, à todos que honram de verdade esta linda profissão.

Antes de ser um profissional, seja um excelente ser humano.

Thais Soleira Rodrigues, fisioterapeuta

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima