
Após dois anos de interrupção, decorrente da pandemia da Covid-19, a ArcelorMittal retomou mais um de seus projetos de Responsabilidade Social, o “Arte na Comunidade”, que tem o objetivo de orientar moradores das comunidades vizinhas para técnica de confeccionar peças artesanais. Além do aprendizado, o projeto se pauta em melhorar a qualidade de vida e saúde dos participantes, com base na geração de renda, empreendedorismo e interação social.
Neste ano estão sendo atendidas 220 moradoras dos bairros Jardim Primavera, Vila Fátima, Areão e Algodoal. A programação de oficinas artesanais nos quatro bairros vizinhos teve início nos dias 27 e 28 de junho, e conta com encontros mensais e temáticos em todos os bairros até dezembro.
Implantado em 2005, por demanda da própria comunidade, o projeto evidencia a melhoria da saúde e bem-estar dos participantes. “Eu faço esse curso desde o início, e aprendi muito com o projeto. Além de ser uma ótima oportunidade de passarmos horas agradáveis, eu vendo as minhas peças artesanais, que me ajudaram muito a gerar renda para meu sustento. O projeto é importante para conhecer outras pessoas, nos ajuda a sair da solidão de casa, que causa a depressão, e ainda aprendemos a fazer o artesanato”, diz Sandra Aparecida Oliveira Rodrigues, participante e moradora do Jardim Primavera.
As aulas são ministradas pela empresa Mãos Empreendedoras, contratada pela ArcelorMittal Piracicaba, que financia o projeto desde sua implantação.