O lugar estratégico da educação

Adelino Francisco de Oliveira

 

A educação muda a vida das pessoas que, tendo a própria educação como ponto de partida, passam a ser agentes de transformação social! Toda mudança verdadeira e realmente significativa passa, necessariamente, pela educação, que ocupa um lugar estratégico na formulação de uma outra concepção de mundo, comprometida, sobretudo, com os princípios de solidariedade, justiça e direito. A visão de educação é central para a reconstrução da sociedade em bases democráticas. Investir em educação representa construir um futuro cheio de possibilidades, tanto para o indivíduo quanto para a sociedade em seu conjunto.

A educação amplia os horizontes da vida, tornando o indivíduo aberto à sua própria humanidade! Por meio da educação as potencialidades inerentes a cada pessoa se manifestam e alcançam as condições para se tornarem realidade. O sentido da vida e suas possibilidades se abrem e se ampliam mediante a educação, que forma para a vida em sociedade, em uma perspectiva de construir o discernimento ético e político. O processo de formação educacional contempla uma profunda dinâmica humanizadora.

É preciso uma educação que contemple uma formação complexa, preparando tanto para o exercício da cidadania quanto para os desafios do mundo do trabalho! Educar para a cidadania política representa a compreensão ética de que todos são responsáveis pela construção do bem coletivo. A organização social, com suas estruturas e leis, deve ser consequência de uma ativa participação, compondo uma democracia de alta intensidade. Mas é também imprescindível uma educação que seja capaz de consolidar competências técnicas e tecnológicas, em estreito diálogo com as exigências próprias do mundo do trabalho.

Educar para a ética, para a democracia, para a ecologia e para a cidadania política são exigências do contemporâneo, que se revelam fundamentais para a construção de uma sociedade alicerçada na solidariedade, no direito e na justiça, de maneira a suplantar e se libertar de todas as manifestações enraizadas em preconceitos e de visões de progresso que não buscam preservar o meio ambiente. Alinham-se a essa perspectiva educacional a preparação técnica e tecnológica como formas de se promover a autonomia, a independência e o pleno desenvolvimento social.

Não há democracia sem o direito à educação! O acesso à educação tem que ser garantido para todos, de maneira universal, como um direito humano fundamental. Por isso a educação tem que ser pública, gratuita, laica e com muita qualidade. Para que a democracia seja realmente efetiva, todos devem ter condições de acessar a educação. É também fundamental políticas públicas comprometidas em garantir a permanência dos estudantes nas instituições públicas de ensino. Assegurar o acesso à educação e garantir as condições básicas para que as pessoas possam permanecer estudando são desafios urgentes, que precisam ser enfrentados pelo poder público.

As pessoas comemoram aniversários, mas a humanidade ainda está por vir à luz! A educação para a autonomia, livre de todas as formas de opressão e exploração, é aquela que contempla as concepções de ética, de cidadania política, de democracia, de cultura antirracista, de direito, de justiça social e ambiental, de ecologia, de técnica e tecnologia como dimensões complementares de um amplo e envolvente processo de formação humana. É essa educação complexa que temos a obrigação histórica de defender e construir!

Adelino Francisco de Oliveira, pré-candidato a Deputado Federal pelo PT; [email protected]; @Prof_Adelino_

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