Autoestima (I) Experimento

 

Sem a pretensão do rigor científico, uma empresa de cosméticos publicou em 15/04/13, um vídeo instigante. Nele um homem treinado pelo FBI para fazer retratos falados pede para algumas mulheres se descreverem enquanto ele as desenha (nem ele nem elas se viam durante ou depois). Elas, sem saber o motivo, diziam seus traços faciais com detalhes. Depois conheciam uma terceira pessoa que não participara da experiência, e o desenhista pede que essa as descreva, para desenhá-las sob a ótica dessa nova mulher.

No final se tem dois desenhos de cada mulher, um pela descrição dela mesma e outro pela descrição de alguém que a conheceu. Além de abrandar as ‘falhas’ (rugas, formas irregulares, etc.) o desenho descrito por essa pessoa se aproxima muito mais da fisionomia real.

Essa pequena experiência demonstra o quanto somos exigentes conosco e complacentes com o outro no que diz respeito à estética. O mesmo mecanismo se aplica no tocante às nossas atitudes, como ação do superego sobre nós mesmos.

Na sociedade da exposição em que vivemos parecer belo fisicamente ou na personalidade é mais importante que sê-lo. O que o experimento mostra é que a imagem que eu tenho de mim não corresponde à que o outro tem. E muitas vezes isso denuncia a autoestima que construímos e carregamos em nossa história de vida.

Fonte: Youtube.

 

 

“Homem como um ser em constante busca pelo prazer.” (Sigmund Freud)

 

Tenho reumatismo e por isso sou aposentado com 28 anos. É muito complicado dizer isso a uma mulher que estou conhecendo virtualmente. Quando devo dar a má notícia? Já sofri muito preconceito, pois não é qualquer mulher que aceita e entende as limitações que isso gera. Exponho no perfil do site? Espero o encontro pessoal? Comento quando estiver conhecendo a pessoa?

José, 28.

 

A experiência nos mostra que a honestidade sempre é o melhor caminho, se quiser firmar algo sério. Por mais difícil que seja. Mas sua questão é ‘quando’ dizer.

Você falou em expor isso no seu perfil. Você pode conhecer muitas pessoas virtualmente que ficarão apenas amigas de papo, e não é preciso que saibam já que isso não fará diferença. Mas é importante ficar atento, pois essas coisas podem de uma hora para outra despertar interesse, seja seu por ela ou vice-versa. E na medida em que você percebe algo se consolidando entre vocês é importante jogar limpo.

Sinto um pouco de ansiedade sua nisso. Deixe as coisas rolarem naturalmente. Você perceberá pelo investimento de ambos o momento que seja aberto o jogo. Não existe uma resposta pronta, você é quem deve ir percebendo para onde está caminhando a relação. Isso o ajudará inclusive a decidir o momento de se abrir.

 

 

Leitor: Opine, critique, sugira temas nesse espaço. Use até 200 toques. Sigilo absoluto.

 

Blog:  http://pedrogobett.blogspot.com/

Facebook: fb.com/psicopontocom

E-mail: [email protected]

Correspondência: Praça José Bonifácio, 799

13.400-340 – Piracicaba/SP – (19) 99497-9430

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima