Caldeirão Político

REJEITADO
O projeto de decreto legislativo que tentou criar a medalha de mérito estudantil Olavo de Carvalho foi rejeitado pelos vereadores na última reunião ordinária, na quinta-feira, 30. Nem tudo está perdido, para este Capiau, idoso e cansado. É a vitória da democracia.

 

CHOCADO
Quem ficou chocado com a rejeição foi o vereador Fabricio Polezi (Patriota), que fez postagem no Facebook O Torneiro Conservador mostrando a indignação. Cada um reage a seu modo.

 

TRAVOU
Tão assustado com a repercussão negativa, Polezi ‘travou’ ao tentar defender a medalha. “Esqueci o que ia dizer”, disse, permanecendo com o olhar vago em plena tribuna e ao vivo na TV Câmara. Na galeria do plenário, uma pessoa que acompanhava a sessão comentou que o vereador ficou parecendo um carro a álcool que demora para pegar no frio. O Capiau já teve um desse.

 

PUNIÇÃO
Na mesma reunião da Câmara, foi adiado o Projeto de Resolução 8/2022 que pune qualquer cidadão que faça críticas não só no plenário, como fora dele, no estacionamento, na calçada, ou seja, no quadrilátero da Casa de Leis.

 

VOZ
Quem lê o PR 8/2022 – disponível no site da Câmara – consegue ouvir a voz do vereador Laércio Trevisan Jr., que recentemente pressiou publicamente o presidente Gilmar Rotta (PP) “para proteger os vereadores de ameaças”.

 

ADIAMENTO
O pedido de adiamento partiu do vereador Pedro Kawai (PSDB) “para discutir entre os pares”, justificou. Ele nem terminou a fala e foi interrompido pelo vereador Laércio Trevisan Júnior, que esbravejou durante a sessão.

 

SAINDO… – I
Pedido aprovado, Trevisan ficou furioso e pediu questão de ordem e informou que iria se retirar do plenário (e saiu!). Seu pupilo, Fabricio Polezi, o copiou e fez o mesmo, retirou-se do plenário. Cada um é livre, faz o que quer.

 

SAINDO… – II
Com a saída dos nobres vereadores, ouve-se uma música vindo da galeria: Cálice, de Chico Buarque, conhecida como marco contra a censura na época do regime militar. Faz parte da “voz rouca” que vem das ruas.

 

SAINDO… – III
Com a saída do plenário, os vereadores da base aliada do prefeito Luciano Almeida (do qual Trevisan Jr. faz parte) rejeitaram quase todos os requerimentos do vereador, porém a oposição votou a favor, para manter a coerência que todos os requerimentos sejam aprovados.

 

TRIBUNA
Foi aprovado o projeto de lei do vereador Rerlison Rezende, alterando o horário de uso da Tribuna Popular para o final do término do primeiro expediente, por volta das 21h30 (hoje o uso da Tribuna é por volta das 19h30). Fica registrado que as vereadoras Rai de Almeida (PT) e Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade É Sua”, argumentaram para manter o horário, mas não repercutiu resultado positivo. Estratégia que dará certo?

 

“NÃO É MEU”
Durante a defesa do PR 6/2022, para alterar o horário da tribuna na Câmara, o vereador Relinho tentou – sem sucesso… – se desvencilhar da autoria da proposta. “Não é meu, foi assinado por 21 vereadores”, disse o também pastor, ao usar a tribuna da Câmara.

 

DIRCEU — I
A justiça criminal condenou Walter Brandi Koch Rodrigues, Ademir Elias Fracetto Martins e Rogério dos Santos Ferreira Gonçalves a se retratarem publicamente pelo crime de injúria, praticado contra o ex-vereador Dirceu Alves da Silva. À época, os acusados se reuniram em frente à Câmara Municipal de Piracicaba, munidos de cartazes e auto-falantes, proferindo dizeres ofensivos contra Dirceu, acusando-os de práticas criminosas.

 

DIRCEU — II
Até hoje, não há condenação alguma na seara criminal contra Dirceu Alves da Silva, tampouco há qualquer condenação transitada em julgado contra o ex-vereador. A retratação pública face o juízo criminal isenta os acusados de pena, mas estes poderão agora responder na esfera cível, onde Dirceu poderá pedir danos morais diante do ocorrido. Faz parte da política?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima