Feira Preta – Iniciativa idealizada pelo Afropira une projetos de diferentes cidades

Representantes dos grupos integrantes do “Potência Afro”. Foto: Divulgação/Afropira

Idealizado pelo Instituto Afropira de Piracicaba, em parceria com a Feira Cultural Afro Mix de Campinas e iniciativas de outros municípios do estado de São Paulo, o projeto “Potência Afro – A União dos Eventos Afros do Interior Paulista”, em seu segundo ano de atuação, une forças com a Feira Preta (maior evento afro da América Latina), para realizar ações em cinco municípios.

Intitulada “Afrolab Potência Afro”, a ação começa nos dias 1, 2 e 3 de julho, em Santos, em parceria com o Afrotu, e passará por Campinas, Rio Claro e Americana. Em Piracicaba, acontecerá entre os dias 16 a 18 de setembro em Piracicaba (com o Afropira).

A iniciativa surgiu durante o 8º Festival Afropira, em Piracicaba. Ao longo de 2021, ano que marcou o início dos trabalhos, os grupos dos diferentes municípios participantes iniciaram o mapeamento do afroempreendeorismo cultural do interior paulista – que segue sendo realizado – e atuaram na viabilização de capacitações, na escrita de projetos e na promoção do intercâmbio entre os eventos, de forma a fortalece-los.

Além disso, nos dias 27, 28 e 29 de maio, representantes dos eventos AfroPira, Afro Mix, Feira das Pretas, AmeriAfro e Afrotu participaram de capacitações. Agora, em 2022, cada representante reproduzirá esta capacitação em suas cidades com os afroempreendores que participam de cada feira e festival. Cada cidade contemplará 20 empreendedores.

FORTALECIMENTO – O “Afrolab Potência Afro”, criará um catálogo de festivais e fortalecerá os eventos de cada cidade ao longo do segundo semestre de 2022, de forma a viabilizar uma agenda entre os grupos que integram esta atividade. As cidades de Capivari e Tietê participarão das capacitações que ocorrerão em Piracicaba.

O encerramento acontecerá nos dias 19 e 20 de novembro na Feira Preta, em São Paulo, onde haverá um espaço para divulgar o Potência Afro e os eventos que o fortalecem.

“O Afropira surgiu em 2013 e, quando tivemos esse anseio de unir artistas de diferentes localidades, muitos de nós já tínhamos o conhecimento da Feira Preta, que tem 20 anos de existência, e tínhamos essa ideia de fazer algo inspirado nela, que é nossa grande referência”, diz Elaine Teotonio, da ETC Produtora, criadora do Afropira.

“Fizemos contato com a Adriana Barbosa, criadora da Feira Preta, que já foi eleita uma das 51 pessoas negras mais influentes do mundo. Ela acolheu a nossa iniciativa, o que nos deixou muito felizes. A expectativa é de dar continuidade a esse trabalho que já vem trazendo ótimos frutos”, completa Elaine.

SERVIÇO – Mais informações podem ser conferidas no Instagram e no Facebook: @institutoafropira e @potenciaafro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima