Caldeirão Político

BOICOTE
A Associação Piracicabana de Teatro, a Apite, e o movimento “Liberdade Liberdade” anunciaram, no início desta semana, boicote à organização do Festival Nacional de Teatro de Piracicaba, o Fentepira, que neste ano chega à 17ª edição em 2022. A recusa, como aponta em documento assinado pelos grupos, é referente à “transgressão de metas” por parte do Executivo ao alterar o Comcult (Conselho Municipal de Política Cultural), permitindo a entrada de membros sem a ligação com o setor. Abacaxi de casca grossa para o secretário Adolpho Queiroz descasacar.

 

BALANÇO
O vereador Ciro César Romualdo, o Ciro da Van (Podemos), usou o tempo regimental, na segunda-feira (27), para fazer um balanço da atividade parlamentar. Esta é a última semana do vereador na Câmara – ele é suplente do vereador Paulo Campos (Podemos), que encerra o período de licença não remunerada. Ciro da Van agradeceu a Deus pela oportunidade e pelo aprendizado no período. “O atendimento das demandas é burocrático e o vereador depende do Executivo, mas meus pedidos estão no cronograma”, disse.

 

PATRIOTA
Como alguns acusam esse Capiau de ser ‘partidário’, vale um comentário: o belo trabalho do vereador Anilton Rissato, do Patriota. Sempre focado e educado, nesta semana, ele apresentou um balanço do mandato, com inúmeras atividades, como pedido de linhas de ônibus, construção de calçadas em escola, operação tapa-buracos, necessidade de corte de matos, entre tantas outras demandas, sempre focadas na região Norte, onde fica o Parque Orlanda, bairro de sua atuação. Há patriotas de diferentes maneiras, ou diferentes maneiras de ser patriota.

 

CAPIAU
Aproveitando o tema, o Capiau lembra que jornal, para esta casa, é ser neutro, não imparcial. A neutralidade dá tranqüilidade para que a liberdade de expressão do pensamento caminhe sem judicialização, enquanto a imparcialidade permite que o Capiau, também, a seu modo, manifeste seu pensamento. É preciso explicar mais? Ou uma pizza basta?

 

UMA NOTA SÓ
As críticas do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) à Administração Municipal são de “uma nota só”: a secretária municipal Nancy Thame (Agricultura e Abastecimento). O Capiau, idoso e cansado (e novamente um pouco enfermo, mas melhorando), acredita que tudo faz parte da política, mas sugere, novamente, que o tema possa ser trazido à tona com uma audiência pública, onde a titular da Sema possa explicar o plano na Pasta. É só uma dica. E Nancy sabe explicar bem, didática que é.

 

IDEIAS
O vereador Aldisa Marques, o Paraná (Cidadania), está cheio de ideias para o Executivo. Na segunda-feira (27), ele sugeriu que sejam disponibilizados nos terminais de ônibus intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para atender surdos e painéis em Braille para as pessoas com deficiência visual. Também sugere que a Prefeitura estude a construção de um centro de convenções no Município. Boas ideias, vereador!

 

FORMA — I
A forma como a Administração Municipal de Piracicaba está tratando as concessões públicas demonstra certa incoerência. Enquanto que, para o elevador do Mirante, está sendo proposto um prazo de 20 anos, para a Zona Azul, inicialmente, era de 10 anos, enquanto que para o setor do transporte urbano apenas cinco anos. Da zona azul, posteriormente, foi reduzido para cinco anos.

 

FORMA — II
No entanto, o prazo é considerado muito curto para o setor do transporte urbano, uma vez que o investimento necessário será de aproximadamente R$ 115 milhões, considerando que serão necessários 120 novos ônibus, que custam cada um cerca de R$ 620 mil, de acordo com empresários que atuam no setor, além da construção de uma nova garagem para abrigar os veículos do sistema. É questão de tempo para analisar isso.

 

INCOERÊNCIA?
Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano de Piracicaba, João Soares, essa incoerência pode causar transtornos aos usuários, principalmente com o custo da passagem a ser cobrada no sistema. É que todo este custo terá que ser diluído num prazo de apenas cinco anos. O ideal era 10 anos, pelo menos, prorrogáveis por igual período.

 

PIRACICABANA
Ao se lembrar de algumas lideranças do seu partido, durante entrevista aos Comentaristas da Rádio Educadora, na última quarta, o ex-presidente Lula (PT) chegou a se referir a deputada estadual Professora Bebel se confundiu e disse que ela era de São Pedro. No entanto, o diretor da Rádio Educadora de Piracicaba, Jairinho Mattos, ainda durante o programa, já com a entrevista encerrada, lembrou que Bebel é de Piracicaba. Aliás, a deputada é nascida no distrito de Artemis, uma piracicabana da gema que ganhou dimensão estadual.

 

REPERCUSSÃO
Aliás, continua repercutindo a entrevista exclusiva do pré-candidato Lula ao Palácio do Planalto. Bem ligado a Piracicaba, desde os tempos de sindicato, Lula tem, hoje, como seu principal advogado um piracicabano. “O pai e a mãe do meu advogado moram em Piracicaba e meu advogado é de Piracicaba”, afirmou Lula, referindo-se a Zanin, de tradicional família de Cristiano Zanin Martins. Palmas ao defensor.

 

MDB
Apesar de poucos comentários em Piracicaba em relação à candidatura do MDB (Movimento Democrático Brasileiro), o candidato Fernando Favoreto, agora no PSC, deixou o grande partido que enfrentou a Ditadura de 64. Hoje, o MDB local está acomodado, sem candidato definido, e um nome que pode apontar na região é do ex-prefeito de Santa Bárbara D’Oeste, Dênis Andia, que é pré-candidato a deputado federal. Mas está em paz o partido do ex-presidente Michel Temer na cidade. Pura harmonia.

 

DESACELERANDO
Não citando nomes, mas observando a realidade política na Região, é certo que vários candidatos estão tirando o pé do acelerador desta pré-campanha. É fácil entender: tudo custa caro, há despesas de rotina que pensam no bolso do pré-candidato e ninguém é milionário suficiente para estar gastando à vontade. Por isso, nota-se uma diminuição no ritmo, o que não é pecado muito menos crime. É a prudência que domina os políticos, já experientes e também menos experiências. Em resumo: bateu no bolso, pesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima