Caldeirão Político

LULA NA EDUCADORA – I
Entrevistado no programa “Comentaristas”, por Jairinho Mattos e Paulo Carlim, o ex-presidente Lula (PT) – e pré-candidato à Presidência em 2022 – trouxe diversas referências de Piracicaba em seu discurso. Na primeira delas, ao lembrar do Orçamento Participativo, “criado pelo PT e implantado em Piracicaba pelo ex-prefeito José Machado”, disse, ao recordar das gestões petistas no município (1989-1992 e 2001-2004).

 

LULA NA EDUCADORA – II
Ao comentar o trabalho do governo federal em defesa do SUS (Sistema Único de Saúde), “que deu um show durante a pandemia”, enfatizou o ex-presidente, Lula destacou a necessidade de atendimento a populações mais vulneráveis, como os idosos. “Eu sei que o seu pai fez em Piracicaba”, disse, em referência a Jairo Mattos, falecido em julho de 2020, e o fundador do Lar dos Velhinhos, primeira cidade geriátrica do Brasil.

 

LULA NA EDUCADORA – III
Um dos pontos cômicos da entrevista foi quando o ex-presidente debocha de antiga fake news em que se utilizava de uma imagem do prédio principal da Esalq para dizer que ali seria a “fazenda do filho do Lula”. O curioso é que até mesmo muitos piracicabanos, conhecendo o gramado da tradicional Escola, chegaram a acreditar, e compartilharam a desinformação. “Meu filho não é dono da Esalq”, disse Lula, com um leve sorriso.

 

LULA NA EDUCADORA – IV
Ainda nas referências sobre Piracicaba, o ex-presidente disse que, ontem pela manhã, 29, quando se preparava para entrar no ar na Educadora AM 1060, pediu para a sua companheira, Janja, que colocasse a música “Rio de Piracicaba”, para que matasse a saudade, e ao final fez um pedido: “Quero comer o pintado do Mirante, se ainda existir”, disse — o Capiau recomenda o Pintado na Brasa, que é o mesmo modo de preparo, sob os cuidados do proprietário Reginaldo Costa, e que foi garçom no Mirante.

 

LULA NA EDUCADORA – V
Também não faltou elogios à deputada estadual Professora Bebel (PT), “minha companheira e presidenta da Apeoesp (sindicato dos professores da rede estadual de ensino”, lembrou, “que mora em Águas de São Pedro, cidade vizinha de Piracicaba”.

 

LULA NA EDUCADORA – VI
Em relação ao ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), virtual vice-presidente na chapa do ex-presidente, Lula foi taxativo: “Foi uma escolha minha e que foi levada ao partido, que decidiu favoravelmente. O Alckmin tem se saído de forma extraordinária, é uma pessoa palatável, é uma pessoa de bem. O Alckmin vai conversar com o povo brasileiro em função das suas necessidades. Não tem ninguém indicado para conversar com banqueiro”, disse. Impossível melhor escolha.

 

MESTRE
A entrevista ao vivo com o ex-presidente Lula (PT), durante mais de uma hora, foi “um golaço” da Rádio Educadora 1060. “Ótima repercussão no Brasil e Exterior. Apagou a repercussão, entendida como negativa do ‘Brito’, no escândalo do Ministério da Educação. Foi uma jogada de mestre de Jairinho Mattos e sua equipe”, analisou o presidente do Sindicato dos Bancários, José Antonio Fernandes Paiva (SD), pré-candidato a deputado federal. Lula conhece bem Piracicaba e região, dos tempos de sindicalista, desde 1978, quando fez palestra na cidade. Aliás, não falava em política.

 

NOVIDADE
A grande novidade da disputa eleitoral no Estado é a possibilidade de o ex-governador Márcio França disputar o Senado Federal, fechando de vez com o PT. E a professora ex-primeira dama do Estado, Lu Alckmin, ser candidata a vice de Fernando Haddad (PT). Lu, quando o esposo Geraldo Alckmin foi para o PSB, assinou a ficha também. É aguardar.

 

DESINFORMADO?
O vereador Gustavo Pompeo (Avante), durante a XX Semana Municipal de Políticas sobre Drogas na última terça-feira (28), disse que, além dos médicos, muitos servidores da Secretaria da Educação estão próximos de receber o teto salarial, que é o salário do Prefeito. O nobre edil foi prontamente corrigido por uma servidora que pediu desculpas por interromper e informou o vereador que o salário do professor é cerca de R$ 3.200,00, muito longe do teto e demais servidores têm salários menores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima