35 anos do Shopping Piracicaba

 

 

José Luiz Guidotti Júnior

 

 

Fundado em 22 de outubro de 1987, o Shopping Piracicaba, que neste ano completa seus 35 anos de atividades, nasceu da articulação da compra da área que foi intermediada pelo então prefeito Adilson Benedito Maluf, do MDB, ao lado do empresário Romeu Chap Chap. Os nomes dos pioneiros constam de placa alusiva ao evento numa das entradas. Atualmente administrado pela BRMALLS, o Shopping Piracicaba é considerado o maior e mais completo centro de compras e entretenimento da região. Um símbolo que se concretizou antes mesmo de a cidade ter conquistado, em 2021, o título de cidade sede da Região Metropolitana de Piracicaba.

São mais de 255 lojas, numa área de 44 mil metros quadrados, com marcas consagradas que compõem um panorama completo de tendências; moderna praça de alimentação, com mais de 50 lojas; ambiente climatizado; amplo estacionamento com opção de vagas cobertas; opções de lazer e entretenimento para toda família. Das 12 lojas-âncoras (C&A, Casas Bahia, Lojas Americanas, Marisa, Nobel Mega Store, Preçolândia, Renner, Ri Happy, Riachuelo, Tok & Stok e, mais recentemente, o Magazine Luiza, o Magalu), sete salas de cinema (com opção de filmes 3D) únicas na cidade, além de uma academia de ginástica e diversões eletrônicas. O Shopping Piracicaba sedia também a única sede da Polícia Federal para emissão de passaportes na região.

São cerca de 750 mil pessoas que passam por lá todos os meses, mais de sete milhões por ano, e cerca de 30% do seu público oriundo de outras cidades, que juntas com Piracicaba somam mais de 1.700.000 habitantes, como Limeira, Americana, Santa Bárbara do Oeste, Laranjal Paulista, Tietê, que não pertencem ao novo conceito de Região Metropolitana de Piracicaba, unindo-se às demais que pertencem a nossa RMP, como Rio Claro, Araras, Capivari, Cerquilho, São Pedro, Rio das Pedras, Cordeirópolis, Iracemápolis, Conchas, Charqueada, Saltinho, Águas de São Pedro, Pirassununga e Leme.

Além de celebrar o Natal, o Shopping possui também intensa programação cultural, com exposições de artes, artesanato, moda, e é local propício também para receber parques de diversões, entre outros. Estreou sua programação cultural no dia 8 de março deste ano com a exposição de humor gráfico intitulada Batom, Lápis e TPM, com trabalhos de 40 artistas nacionais e internacionais, uma das mais expressivas mostras mundiais, valorizando o trabalho feminino no campo do humor gráfico.

Em sua livraria tradicional, é possível encontrar obras de autores piracicabanos e sempre estão passando por lá os melhores e mais prestigiados eventos literários da cidade e de autores da região.

Enfim, foi a visão de futuro de Adilson Maluf e sua equipe que se antecederam ao conceito de Região Metropolitana e criaram um dos símbolos de maior referência ao comércio, lazer e cultura, muito antes de nos percebermos como região metropolitana. A Adilson Maluf coube, também, a antevisão de futuro, de por aqui instalar um parque industrial moderno e diferenciado, o Distrito Industrial Unileste, que trouxe nova vida a Piracicaba. Mais do que gratidão, devemos a ele a inspiração por tudo o que já conquistamos e proporcionamos ao povo piracicabano e da região.

_____
José Luiz Guidotti Júnior, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima