Caldeirão Político

ELEIÇÕES — I
Neste sábado, o vice-presidente do PT Piracicaba, Mário Paixão, toma um café com o médico sanitarista Pedro Tourinho, candidato a prefeito de Campinas e pré-candidato a deputado federal. Tourinho é médico na Santa Casa de Piracicaba há mais de 10 anos e tem aproveitado os finais dos plantões para conversar com lideranças da cidade, como Mario Paixão, que atua na zona norte da cidade, região de Santa Terezinha.

 

ELEIÇÕES — II
Em avaliações internas, pensa-se na expectativa de que o médico Pedro Tourinho é a chance do PT (regional) eleger um representante para atuar em Brasília. Em Piracicaba, terá apoio de diversas lideranças locais e sua prioridade, na cidade, será com a Professora Bebel (PT), pré-candidata à reeleição para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

ELEVADOR — I
A vereadora Raí de Almeida (PT) condenou o secretário José Luiz Guidotti Júnior, porque ele veio a público criticar o substitutivo apresentado por ela ao Projeto de Lei 94/2022. Guidotti contesta essa colocação, reforçando que a população deve ser informada, sim, quando o interesse político é colocado à frente do interesse público.

 

ELEVADOR — II
Guidotti lembrou que o substitutivo apresentado não possui qualquer prerrogativa técnica, o que representa um retrocesso, porque, além de não permitir exploração de restaurantes no local, considerados como principais atrativos para a iniciativa privada, também veta a exploração de lanchonetes ou lojas de souvenirs.

 

ELEVADOR — III
Também é contestável a informação de que o projeto do Executivo estabelece “obrigatoriedade” de se manter um restaurante no equipamento público. O texto original diz que o equipamento turístico “poderá” contar com restaurantes e outros serviços no local. A análise é simples e transparente.

 

ELEVADOR — IV
Deve-se lembrar que o projeto do Executivo foi apresentado com prerrogativas técnicas e avaliadas muito cuidadosamente para transformar o local num atrativo turístico e com menor custo de manutenção para o município. A parceria com a iniciativa privada, nestes casos, tem se mostrado bem-sucedida no mundo inteiro.

 

ELEVADOR — IV
Importante ressaltar que o equipamento público necessita de investimentos. Existem obras de melhoria que precisam ser feitas, inclusive com viabilidade estrutural determinada pelo projeto original do elevador. Outro problema é a diminuição do prazo de concessão do equipamento público de 20 para 15 anos. O prazo de 20 anos foi sugerido para que os empresários tenham segurança jurídica para fazer investimentos a longo prazo.

 

FROTA — I
Pré-candidata a deputada federal pelo PSDB, a ex-secretária municipal de Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, esteve em Cotia na última quinta-feira (23), participando de um podcast especial a convite do deputado federal Alexandre Frota, seu correligionário. A pauta do programa do Canal do Frota não podia ser mais oportuna: uma entrevista exclusiva com a advogada Gabriela Samadello Monteiro de Barros, procuradora da Prefeitura de Registro, que esta semana foi espancada por um colega de trabalho. O criminoso está preso.

 

FROTA — II
Demonstrando interesse e domínio sobre a temática da violência contra a mulher, Rô Camolese fez uma participação especial no programa, apontando a necessidade de alteração da Lei Maria da Penha, que contemple a punição não apenas de familiares, mas de qualquer homem que agrida uma mulher. A pré-candidata tucana mencionou que o Código Penal deveria ser alterado, para que qualquer agressão física contra a mulher seja considerada crime hediondo, o que levaria à prisão imediata do agressor após o crime.

 

FROTA — III
E a professora Rô foi mais adiante: ela defendeu a implantação de espaço kids nas delegacias, para que as crianças sejam poupadas de ouvir relatos sobre violência sofrida pelas mães e responsáveis. Pelas intervenções da pré-candidata, dá para ver que propostas não faltarão no seu programa de trabalho, consciente de que a distância ao Planalto Central é grande, geográfica e politicamente.

 

PEDESTAL
“Se Bolsonaro e sua turma não descerem do pedestal, Lula vai ganhar e os votos bolsonaristas vão carregar uma base gigantesca para Lula no Congresso Nacional. Sei que a cada postagem como essa ganho mais antipatia. Não é confortável ser sempre a chata da turma. Mas a situação é grave e alguém precisa trazer a racionalidade de volta”. A afirmação é da deputada estadual Janaina Paschoal (PRTB) e pré-candidata ao Senado Federal.

 

ENTREVISTA
O presidente do Avante, Edvaldo Brito, concedeu entrevista ao Programa Fantástico da Rede Globo de Televisão, no estúdio do Pirapop Notícias, seu canal principal de comunicação. É que Brito conhece o assunto que envolveu o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, e tem defendido a lisura com que o pastor presbiteriano tratou o seu “gabinete itinerante”, que teve apoio de Brito para se instalar em Nova Odessa e outros municípios.

 

VISITA

O presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, vereador Gilmar Rotta (PP), visitou ontem, 24, a redação de A Tribuna Piracicabana e foi recebido pelo diretor, Evaldo Vicente. Com larga experiência na vida pública, Rotta é pré-candidato a deputado federal pelo Partido Progressista (PP), defendendo a necessidade de Piracicaba ter parlamentares federais e estaduais com domicílio eleitoral no Município, para as reivindicações mais seguras para a cidade. “É preciso que estejamos cobrando as verbas em Brasília em favor de Piracicaba e toda região”, garante o presidente do Parlamento da RMP. Quanto a candidato a deputado estadual, Rotta informa que o PP não terá nomes a partir daqui e, por isso, haverá maior trânsito para que o federal possa ampliar suas conversas com postulantes à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima