Caldeirão Político

LIBERDADE
A Justiça Federal concedeu liberdade ao ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro. Ele foi alvo da operação Acesso Pago, da Polícia Federal, na quarta (22), que investiga esquema ilegal de liberação de verbas públicas em troca de propina. Foi o Tribunal Regional Federal, Região I, que entendeu não haver risco à sociedade. Para o ex-presidente Lula, “Milton Ribeiro é vergonha nacional, mas tem direito de defesa”. São as coisas da política.

 

GARCIA — I
O governador Rodrigo Garcia (PSDB) confirmou a expansão dos serviços presenciais do Poupatempo para os 645 municípios paulistas até o fim deste ano. Em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, Rodrigo entregou mais 240 novos totens de autoatendimento que serão distribuídos imediatamente após formalização de convênios com as prefeituras beneficiadas.

 

GARCIA — II
“Aqui em São Paulo, a gente não se contenta com que está tudo bem. A gente não se contenta com o bom. A gente quer sempre o ótimo. E essa capacidade permanente de renovação do nosso Estado é que fez o Poupatempo de hoje ser muito melhor do que o Poupatempo lá de trás. E eu não tenho dúvida de que o Poupatempo de amanhã vai ser muito melhor do que o de hoje”, disse Rodrigo Garcia, que está como pré-candidato à reeleição.

 

SANGUE
Devido ao ataque que ocorreu no ônibus de Piracicaba — lamentável — vítimas estão precisando de doação de sangue. Quem puder, por favor, doe sangue, e ajude a salvar vidas. A Santa Casa de Misericórdia fica na Av. Independência, 953, onde funciona o Hemocentro.

 

ESQUERDINHA — I
“Ao ler no Capiau notícia sobre visita do pré-candidato a governador de São Paulo Tarcísio de Freitas em Americana, sendo pretensamente vaiado, permito-me, na qualidade de militante do Partido dos Republicanos, repudiar essa duvidosa intenção em desqualificar sua ida ao evento de tradicional festa sertaneja. Precisava verificar melhor dessa fonte a veracidade desse fato ocorrido nessa proporção senão soa uma informação desprovida de imparcialidade política”, escreveu a este Capiau Carlos Roberto Rodrigues, o Esquerdinha. Registrado.

 

ESQUERDINHA — II
Está tudo bem, Esquerdinha. Em época de eleição, em política, é sempre assim. De uma coisa o Capiau tem certeza: “duvidosa intenção” é difícil checar, mas vaias e povo são fáceis de identificar. O candidato Tarcísio de Freitas, do Partido Republicanos, é o candidato apoiado pelo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL), que disputa a reeleição.

 

SUBSTITUTIVO – I
Em nota à imprensa, a vereadora Rai de Almeida explica que a proposta apresentada pela sob a forma de substitutivo ao Projeto de Lei 94/2022, do Executivo, resulta do entendimento de que o projeto, na forma enviada à Câmara, faz duas alterações na Lei 7595/2013 e que, no entender da parlamentar, “é preocupante” – no primeiro caso – “e desproporcional” – quanto ao segundo.

 

SUBSTITUTIVO – II
O texto da lei vigente estabelece que a concessionária obrigatoriamente terá de manter um restaurante. A nova proposta do Executivo retira essa obrigação quando muda o termo “deverá” por “poderá”. Assim, na avaliação da vereadora, “se aprovada essa alteração, a situação ficará muito frágil ao Município”, diz, “visto que não se poderá exigir que a concessionária mantenha funcionando esse estabelecimento”. Rai sugere: “Poderá” nem tê-lo em momento algum!

 

SUBSTITUTIVO – III
Contudo, ela adverte que, com a proposta substitutiva, é oferecido ao Executivo a prerrogativa de, quando se for licitar e para tanto se for elaborar os estudos de viabilidade econômica e aferir a atratividade para o negócio, terá a Prefeitura mais liberdade para exigir do licitante o que julgar mais adequado, inclusive e sobremaneira também em referência ao restaurante.

 

SUBSTITUTIVO – IV
De outra parte, continua a vereadora na nota à imprensa, no referente ao prazo limite de vigência para a mesma licitação, que hoje é 10 anos, a prefeitura propõe aumentar para 20 anos e o substitutivo apresentado pela vereadora prevê 15 anos. “Diferentemente de concessões que demandam investimentos vultosos com edificação, neste caso o equipamento público já está construído e por isso eventuais investimentos por parte da concessionária serão proporcionalmente bem reduzidos e podem plenamente ser amortizados em dez anos”, avalia.

 

SUBSTITUTIVO – V
A vereadora Rai de Almeida diz que “é lamentável que os representantes do Executivo tenham vindo a público a fim de imputarem a esta vereadora, afirmações absolutamente mentirosas e que não condizem de maneira alguma com o que pode ser facilmente constatado com uma leitura simples do Substitutivo”. Ela adverte, ainda, que cabe aos vereadores auxiliarem ao Executivo na propositura, análise e avaliações de projetos e leis. “É curiosa a posição reativa – via imprensa – do Executivo, com afirmações inverídicas que revelam uma postura fruto de possível falta de entendimento e leitura pelo Executivo ou ainda má-fé”, finaliza.

 

MBL
Estarão reunidos em Piracicaba, hoje, 24, os principais nomes do Movimento Brasil Livre. Arthur do Val, Rubinho Nunes, Amanda Vettorazzo, Cristiano Beraldo, Guto Zacarias e Renato Battista participarão de evento organizado pelo MBL com o tema “A Importância do Legislativo para Combater o Bolsopetismo”, no Bar Beer4U (rua Saldanha Marino, 1390, Centro). A agenda faz parte de uma turnê do movimento pelo Estado de São Paulo.

 

ATO
A TUPi – Transporte Urbano de Piracicaba, em parceria com a AMAMOS – Associação Memorial Amigos de Sião e a Rádio Metropolitana, promovem na terça-feira, 28, Ato em Memória das Vítimas da Tragédia em Piracicaba. O encontro, marcado para as 18h no ponto de ônibus onde se deu a tragédia (avenida Armando Salles, entre as ruas Voluntários e Regente), é uma iniciativa para lembrar os nomes das vítimas e oportunizar um momento de reflexão sobre a violência urbana. Os organizadores solicitam que as pessoas levem cartazes, mensagens em cartões, fotos das vítimas, velas e outros elementos que simbolizem o respeito e a lembrança, para que sejam colocados no alambrado que circunda o ponto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima