Do Campo à Mesa – Jurados escolhem receitas finalistas do concurso

Receitas finalistas foram selecionadas na manhã desta segunda-feira pelos jurados. Foto: Justino Lucente

Os jurados do concurso de receitas Do Campo à Mesa, realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), em celebração aos 40 anos dos varejões municipais, escolheu na manhã de ontem, 20, as cinco preparações finalistas da competição. A receita vencedora será escolhida no dia 27/06, após degustação feita pelos jurados, no Varejão Central. Todos os finalistas receberão cestas de frutas, verduras e legumes dos varejões. A vencedora terá a receita e fotos do prato divulgadas em folder a ser distribuído pela cidade, contendo o horário de funcionamento dos 25 varejões de Piracicaba.

As cinco receitas finalistas são: Salada da Preguiça, enviada por Gabriela Leticia Claudino de Souza; abóbora seca recheada com carne de porco e cream cheese, de Reginaldo Tomé dos Santos; tempu-talos, inscrita por Jacqueline Bosel Volpi; croquete de pinhão, de Matheus Juste Proetti, e nhoque de inhame com pesto de manjericão, de Sandra Maria Borelli.

O júri é formado por Natália Gebrim, nutricionista; Eliane Oliveira de Souza, diretora dos varejões; Maurício Cantoni, jornalista, e Iara Aparecida Stoco, técnica agrícola e comerciante de ovos nos varejões municipais. Os critérios utilizados por eles para a escolha das finalistas foram praticidade da preparação, criatividade, custo acessível e harmonização nutritiva de ingredientes.

“Tivemos receitas com diversidade de alimentos e aproveitamento integral deles e também diferentes modos de preparo, contribuindo para o enriquecimento nutricional das preparações”, comentou a nutricionista Natália Gebrim.

Conforme a diretora dos varejões, Eliane, o concurso colabora para fomentar a comercialização dos alimentos oferecidos. “Os produtos dos varejões são frescos e de ótima qualidade, então a população pode aproveitar cada vez mais para preparar receitas deliciosas, com baixo custo e alto valor nutritivo”, disse.

Para participação no concurso de receitas Do Campo à Mesa era necessário ser morador de Piracicaba e cada participante poderia inscrever uma única receita, que não fosse cópia integral de outras receitas. “Ficamos muito contentes com a participação da comunidade piracicabana em mais esta ação desenvolvida pela Prefeitura. Já estamos, inclusive, pensando em outras possibilidades de concurso, como de caldos e doces”, informou a secretária da Sema, Nancy Thame.

COMEMORAÇÃO – No dia 27 de junho, junto da degustação das receitas finalistas, acontece no Varejão Central cerimônia de comemoração dos 40 anos dos varejões municipais, a partir das 15h. Na ocasião, os finalistas devem levar as receitas prontas, para que os jurados experimentem, avaliem e escolham a receita vencedora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima