Mauricio Picazo Galhardo

IRRIGAÇÃO
Em live em comemoração ao Dia Nacional da Agricultura Irrigada, que foi celebrado no dia 15 de junho, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes, destacou a importância da irrigação na agricultura como inovação tecnológica para garantir a segurança alimentar e promover a sustentabilidade.

 

PESCA E AQUICULTURA
A dificuldade de acesso a crédito específico para o setor tem sido uma demanda importante de quem trabalha com pesca e aquicultura no país. Com o objetivo de auxiliar na obtenção desse tipo de financiamento para o desenvolvimento da atividade, uma comitiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou uma série de reuniões com representantes do setor e também do sistema financeiro nos quatro principais polos de produção pesqueira do Brasil.

 

LEITE
A Comissão Nacional de Bovinocultura de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, para discutir, entre outros temas, a importância dos programas de bonificação pela qualidade do leite para os produtores rurais. Nesses programas, as cooperativas e indústrias de laticínios remuneram o produtor pela qualidade do litro de leite considerando alguns critérios, como o teor de gordura e de proteína e a contagem de células somáticas (CCS) e bacteriana total (CBT).

 

ESCOLAS
Representantes da Conab debatem destinação de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar. Atualmente, um dos principais obstáculos para que mais entidades ligadas à agricultura familiar (cooperativas, associações) e agricultores familiares participem do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é ter todos os documentos necessários para participar já disponíveis.

 

SEMINÁRIO
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participou da 1ª Feira de Experiências Inspiradoras, evento promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) que reuniu diversos representantes de instituições com larga experiência com sistemas agroalimentares sustentáveis. O encontro foi realizado virtualmente pela plataforma Zoom e teve tradução simultânea para espanhol, inglês e francês.

 

ARGENTINA
Quase metade do território projetado já foi plantado, mas tem um atraso de 10% em relação ao ano passado até esta data. Se não chover haverá um ajuste da estimativa de superfície. O plantio de trigo na Argentina já atingiu 47,4% da área estimada de 6.400.000 hectares projetados e teve um avanço semanal de 17,1%. No entanto, a Bolsa de Cereais de Buenos Aires alertou que “o clima seco que prevalece em toda a área agrícola e dificulta a entrada dos plantadores, causando um atraso ano a ano em escala nacional de 10%”.

 

SUÍÇA
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, de 29 de maio a 11 de junho, da programação da 110ª Conferência Internacional do Trabalho, em Genebra, na Suíça. A CNA integrou a delegação brasileira composta pelas confederações empresariais ligadas aos setores da indústria (CNI), transportes (CNT), comércio (CNC), saúde (CNSaúde) e turismo (CNTur).

 

SEGURANÇA ALIMENTAR
“O acesso aos alimentos e as estratégias para garantir a segurança alimentar no Brasil e no mundo” é o tema da quarta edição da Jornada CNA – Eleições 2022, que será realizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, no dia 22 de junho. Esse é o quarto encontro de uma série de debates sobre temas fundamentais para o Brasil, com a participação de especialistas, políticos, lideranças e autoridades.

 

IBGE
O Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Matturro e o Chefe de Gabinete da Secretaria, Ricardo Lorenzini, receberam os diretores e o superintendente do IBGE em São Paulo para uma reunião que objetiva a formalização de parceria entre a Secretaria de Agricultura e o Instituto. Durante a reunião, Cimar Pereira, diretor de pesquisa do IBGE, e Octavio de Oliveira, coordenador de estatísticas agropecuárias, apresentaram as principais ações e pesquisas que o Instituto desenvolve para coleta de dados referente ao setor agropecuário do Estado de São Paulo, como o Cadastro de Estabelecimento do Censo Agro, que coletou mais de 5 milhões de endereços através do Censo Agropecuário 2017.

 

ABIMAQ
O novo governador Rodrigo e o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Francisco Matturro, participam de reunião na ABIMAQ, ao lado de João Carlos Marchesan, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ. O encontro com empresários e representantes do setor da indústria de máquinas e equipamentos serviu para conversar e endereçar questões de interesse da área e do Estado. Rodrigo Garcia destacou o trabalho da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, citando que sempre bate suas metas. (Com informações de assessorias)

 

Email: [email protected]

 

grass vector illustration template design

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima