Prefeitura de São Pedro anuncia programação do Mês da Diversidade

As atividades vão marcar o Mês da Diversidade

Deficiência, inclusão, estereótipos, espetáculos teatrais, desenvolvimento atípico e diversidade étnica são temas que serão abordados na programação preparada pela Prefeitura de São Pedro para marcar o Mês da Diversidade.

A programação começa no dia 20, às 14h, com a palestra sobre Longevidade, Inclusão e Diversidade, com Pedro Aguiar, na Câmara Municipal. No dia 21, às 14h, o grupo Coletivo Peneiras apresenta a peça “Zuri e o pé de Dendê”, no Cine Teatro São Pedro.

No dia 22, às 14h, na Câmara Municipal, Eduardo Azzini e Luiz Filipe Manara falam sobre pessoas com deficiência e a importância da diversidade. No dia 23, também às 20h, Mayra Camargo fala sobre Diversidade Étnica, e Inclusão na Etec Gustavo Teixeira.

Estereótipo é o tema da palestra de Rita Von Hunty, persona de Guilherme Terreri Lima Pereira, formado em artes cênicas e letras. Na palestra que acontece às 20h do dia 24, no Centro de Convenções, serão abordados temas como a história e origem dos estereótipos, significado da palavra, consequências negativas da propagação de estereótipos (exclusão) e a importância da conscientização, da inclusão, da diversidade e da representatividade. As inscrições gratuitas devem ser feitas pelo Sympla ou por meio do link https://www.sympla.com.br/mes-da-diversidade—palestra-sobre-estereotipos-com-rita-von-hunty__1600158?fbclid=IwAR1PQ0h6EtJQdjVwssDnVn2pjEsIRPucRjYJ-6rnQpQqlbOqOhNxjYY2qwg

O espetáculo “Rogério venha ver a travesti”, com Anselmo Figueiredo será apresentado às 20h do dia 25, no Museu Gustavo Teixeira. A psicóloga Rosineide Soares fala sobre pessoas com deficiência ou com desenvolvimento atípico: um diálogo sobre inclusão, no dia 26, às 15h, na Secretaria de Turismo.

No dia 27, às 8h e às 10h, alunos dos terceiros anos da Etec Gustavo Teixeira apresentam a peça “Diversidade sim, felicidade também!” no Cine Teatro São Pedro. Alunos do 1° Itinerário de Linguagens e Ciências Humanas da Etec Gustavo Teixeira apresentam, às 8h e as 10h do dia 28, no Cine Teatro São Pedro, a peça “As curiosidades da Emília”.

Outra atividade da programação será conduzida pela psicóloga Luana Bertochi, que vai fazer palestras e conversas nas escolas públicas com o tema  “O medo de ser quem somos!, como as mídias sociais influenciam no desenvolvimento dos jovens”. As palestras acontecem até o final de setembro, contemplando todas as escolas públicas da cidade.

Nas escolas da rede municipal, os alunos estão elaborando cartazes, com orientação dos professores, sobre a intolerância, diversidade e todas as formas de preconceito. Os trabalhos  serão expostos no museu Gustavo Teixeira. Toda a programação é gratuita e a inscrição prévia deve ser feita para a palestra do dia 24.

“O mês de junho é mundialmente conhecido como o momento de celebrar a luta contra a discriminação e isso nos estimulou a preparar uma série de eventos com informações e estímulos a reflexões para falar sobre diversidade e a luta contra qualquer tipo de discriminação”, destaca o coordenador de Cultura, Ivan Teixeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima