Caldeirão Político

PSB – I 

No sábado (11), aconteceu o lançamento da pré-candidatura do padre Aílton ao cargo de deputado federal pelo PSB de Piracicaba e contou com a presença do pré-candidato ao Governo do Estado de São Paulo Márcio França. Foi uma grande festa na sede do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba e Região, cedido em nome da diretoria, pelo diretor José Osmir Bertazonni, a pedido da coordenação da campanha em Piracicaba, o que é muito importante, pois candidaturas do campo progressista e socialista sempre foram muito bem-vindas pela entidade, que sempre procurou apoiar todas em prol da democracia.

 

PSB – II

De importância a candidatura do padre Aílton que visa oxigenar o cenário político de Piracicaba e região, há muito carente de um representante em Brasília. O padre Aílton durante os seus 27 anos de sacerdócio sempre esteve ao lado dos que mais precisam, morou e desenvolveu várias ações sociais nas comunidades carentes ribeirinhas da Amazônia onde morou com indígenas, no litoral de São Paulo, onde morou em quilombos e nas comunidades carentes aqui de Piracicaba e, por onde passou, sempre conciliou a palavra de Deus com projetos sociais, enfim, um socialista realmente comprometido com as causas sociais.

 

PSB – III

A pré-candidatura do padre Aílton é muito bem recebida por Capiau, cansado e idoso — cansado por ver sempre os mesmos, que aliás têm todo o direito de postular o cargo, contudo Piracicaba clama por pessoas novas na política, lideranças realmente comprometidas com a cidade e com a região metropolitana, sem amarras, sem rabo preso com quem quer que seja, a não ser com sua base política. Bom lembrar o alerta deste Capiau: deputados são candidatos do Estado (…)

 

PSB – IV

Mas, e o PSB de Piracicaba segue unido em torno desta candidatura? Um passarinho, ou melhor uma pombinha, símbolo oficial do partido, confidenciou a este Capiau que, infelizmente, há um hiato, um abismo do diretório municipal e demais filiados do PSB, dependesse do diretório municipal o PSB só se concentraria na pré-candidatura de Mário Medeiros Neto, atual presidente do diretório municipal, e que se encastelou no partido e age sem qualquer transparência e tampouco democracia, totalmente contrário ao que dispõe o estatuto do PSB.

 

PSB – V

Ou seja, o PSB de Piracicaba está, infelizmente, como dizem os mais experientes na política, rachado, pois, segundo a tal “pombinha”, o presidente Mário trata o partido como se fosse seu, não há reuniões, não atende os filiados que o procuram, a eleição do diretório municipal no início deste ano ocorreu às portas fechadas de forma antidemocrática e sem qualquer transparência, bem ao contrário dos seus estatutos, o que é uma pena para um partido que já contou em suas fileiras com Miguel Arraes, João Mangabeira e que tem, como presidente de honra, o escritor Ariano Suassuna, dentre outros.

 

PSB – VI

Não bastasse tudo isso, tudo indica que o PSB de Piracicaba apoia de corpo e alma o governo de Luciano Almeida, do partido da direita conservadora tido até como bolsonarista, o União Brasil. Pelo visto, não é só apoio, é participação na base política de um governo conservador, inclusive com cargos e até uma secretaria, a Selam, cujo titular é Hermes Balbino, membro do diretório municipal do PSB e também recentemente contratada em cargo comissionado, coincidência ou não, uma parente muito próxima do presidente e pré-candidato a deputado estadual Mário Medeiros Neto. Bolsonaristas e socialistas seguem juntos no governo de direita conservadora de Piracicaba, o que é uma incoerência, muito embora, para alguns, não seja uma surpresa já que o diretório municipal do PSB tem membros simpáticos ao bolsonarismo, mesmo tendo como vice de Lula, o ex-governador Geraldo Alckmin, hoje filiado no PSB.

 

PSB – VII

Disputas internas são saudáveis nos partidos políticos e devem ser encaradas sem medo ou receio, essa é a razão de existirem. Entretanto, as coisas vão de mal a pior pelos lados do PSB piracicabano, de se lamentar, antes o PSB estava nas mãos dos tucanos e agora na dos bolsonaristas. Um partido com a tradição do PSB que sempre participou ativamente da luta democrática e da justiça social de forma transparente e participativa, hoje está na penumbra política, infelizmente, que os ventos de liberdade e responsabilidade soprem sobre todos.

 

ÓTIMO

Para abrir as portas de Piracicaba aos pré-candidatos ao Governo do Estado de São Paulo, a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) recebeu, ontem (14), o primeiro a visitar a cidade, Tarcísio Gomes de Freitas. O intuito é que a entidade seja um meio de interlocução desses representantes, na RMP (Região Metropolitana de Piracicaba), com as autoridades, a classe empresarial e a população. Ótimo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima