Caminhada chama atenção para questões ambientais

Caminhada reuniu 60 pessoas no Dia do Meio Ambiente – Foto: Daniella Oliveira

Para comemorar o Dia do Meio Ambiente, no domingo, 5, aproximadamente 60 pessoas participaram da caminhada promovida pela Coordenadoria do Meio do Ambiente. Para garantir a segurança dos participantes, o percurso que aconteceu na serra de São Pedro contou com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Coordenadoria de Trânsito. O grupo foi recebido com café da manhã no Parque Ecológico Marcelo Golinelli.

De acordo com o coordenador do Meio Ambiente, Rogério Bosqueiro Júnior, ações educativas como essa buscam envolver a incorporação de princípios ecológicos e hábitos de preservação. “Mobilizamos mais de 60 pessoas e despertamos suas atenções para os problemas ambientais locais e suas soluções. Inclusive, os participantes puderam ser parte dessa solução, quando lançaram mais de 100 bombas de sementes na área atingida pelo fogo no ano de 2021”, disse.

Entre os objetivos do evento, como de sensibilizar e conscientizar a população para a preservação do meio ambiente, o pequeno José Eduardo Perez, de 9 anos, entendeu muito bem: “Essa foi minha primeira caminhada. Achei um pouco difícil, mas gostei da parte de jogar bombinhas de semente para replantar a natureza”, explicou o menino, acompanhado da mãe, Patrícia Perez.

Encantada pelas paisagens ao redor do Parque Marcelo Golinelli, a gerente de projetos Roberta Ferreira de Moura, amou sua primeira caminhada na serra. “Mudei para essa cidade com minha família no período de pandemia e confesso que estou encantada. Um lugar tranquilo, com serviços públicos de qualidade e ainda eventos maravilhosos como esse”.

Pensando na Educação Ambiental, o coordenador ressaltou que diversas metodologias podem ser utilizadas para atingir esse propósito, como palestras, teatro, exibição de filmes, oficinas com temáticas ambientais. “São muitas formas recreativas, como essa caminhada, que está entre as atividades programadas pela Coordenadoria ao longo de duas semanas”. Para saber mais sobre a programação é só seguir o @meioambientesaopedro nas redes sociais.

Fotos: Daniella Oliveira

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima