Atuação – Pastoral da Criança recebe homenagem por 35 anos

Pastoral da Criança promove trabalho missionário ao realizar acompanhamento da situação nutricional das crianças nas comunidades carentes. Foto: Assessoria parlamentar

 

Ao completar 35 anos de história, a Pastoral da Criança em Piracicaba carrega parte da responsabilidade pela redução dos índices de mortalidade infantil nas últimas décadas e melhoria das condições de saúde do público de 0 a 6 anos. Esse histórico de sucesso na área social motivou a aprovação, pela Câmara Municipal de Piracicaba, da moção de aplausos 63/2022, de autoria dos vereadores Thiago Ribeiro (PSC) e Laércio Trevisan Jr (PL). A homenagem foi entregue pelos parlamentares em reunião da pastoral realizada nesta terça-feira (24), na sede da Cúria Diocesana, com a presença do bispo da Diocese de Piracicaba, dom Devair Araújo da Fonseca.

A Pastoral da Criança começou no Brasil na década de 80, quando o País registrava cerca de 69 óbitos de bebês com até um ano de idade para cada grupo de mil nascidos vivos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O modelo encabeçado no Paraná pela médica sanitarista e pediatra dra. Zilda Arns de acompanhamento das gestantes e crianças, através de visitas às comunidades, com orientações nutricionais às famílias, capilarizou-se pelas dioceses e paróquias do País e alcançou grande sucesso no combate à desnutrição infantil.

Em Piracicaba não foi diferente e a Pastoral da Criança iniciou seus trabalhos em 8 de abril de 1987, por iniciativa do bispo diocesano, dom Eduardo Koiak, do casal Antonio Ferraz do Canto e Maria Berchmans Canto (dona Bergue) e da assistente social Maria Elizabeth Papini Nardin. O casal alcançou a coordenação estadual da Pastoral da Criança, função desempenhada por cinco anos. Atualmente, atuam pela pastoral 420 lideranças na diocese, que acompanham 3.651 crianças e 151 gestantes.

“Parabenizo a todos pelo trabalho realizado, que é muito especial. O que a gente faz aqui, recebe sempre em dobro”, afirmou o vereador Trevisan, na reunião para entrega da homenagem. O vereador Thiago Ribeiro se emocionou ao contar que foi uma criança assistida pela Pastoral da Criança. “Estar aqui hoje entregando esta moção, passa um filme pela minha cabeça, é emocionante”, contou. “Estamos de portas abertas para somar em prol das comunidades. Esse trabalho voluntário faz uma grande diferença na vida dessas crianças”.

A coordenadora da Pastoral da Criança na diocese, Marina Rodrigues dos Santos Nascimento de Carvalho, agradeceu a homenagem. “Nosso trabalho não é assistencialista, mas é um trabalho missionário. Levamos o lanche para suprir a fome das crianças, mas também temos o trabalho de evangelizar”, explicou. Dona Bergue disse que há 35 anos a pastoral realiza esse trabalho de missão. “Nosso trabalho é ensinar a amar. Toda pessoa de 0 a 6 anos precisa receber amor. Ninguém vive sem amor. Amor é alimento, é atenção”, afirmou.

Dom Devair avaliou que é incontável o número de pessoas que já foram auxiliadas pela Pastoral da Criança em 35 anos de existência. “Esse número só o coração de Deus consegue guardar. Que Deus continue fortalecendo esse trabalho porque ainda existem muitas comunidades que precisam dessa atenção”, lembrou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima