Centro de Educação Ambiental de São Pedro será inaugurado dia 28

Evento gratuito e aberto à população começa às 9h, no Parque Ecológico Ernesto Baltieri

A Prefeitura de São Pedro, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente, inaugura no sábado (28) o primeiro CEA (Centro de Educação Ambiental) da cidade. O evento, gratuito e aberto à população, começa às 9h, no Parque Ecológico Ernesto Baltieri. Na ocasião ocorre também a inauguração oficial do fontanário Luiz Borba, apresentação artística de alunos da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Joaquim Norberto de Toledo e início da programação especial da Semana do Meio Ambiente.

Com jardim sensorial, pomar, horta, entre outros espaços, o primeiro Centro de Educação Ambiental de São Pedro está dividido em quatro estações temáticas, que formam um trajeto para percorrer e aprender. São elas: Cidades Sustentáveis, Solos, Saneamento e Florestas. Todas foram planejadas de forma a se integrar na aprendizagem, em conformidade com as diretivas do Programa Município Verde Azul, que mede a gestão ambiental municipal, e atendendo às demandas da Base Nacional Comum Curricular. Cada estação foi projetada com seus próprios instrumentos e metodologias, bem como painéis explicativos.

Na estação Cidades Sustentáveis é possível ter contato, por exemplo, com elementos de uma casa sustentável, como sistema de captação de água da chuva, placar solar, bicicletário e torneiras com temporizadores. Na sequência, na estação Solos, há horta orgânica, composteira comunitária e amostra de diferentes tipos de solo (argiloso, arenoso, cimentado e com cobertura vegetal). Depois, na estação Saneamento estão lixeiras de coleta seletiva e varal de resíduos, para que os visitantes percebam quanto tempo o resíduo leva para se decompor na natureza. E para finalizar, a estação Florestas abrange viveiro de mudas, jardim de abelhas e mural com cartas informativas sobre animais nativos.

VISITAS – As visitas ao CEA podem ser guiadas gratuitamente, para estudantes e público em geral, mediante agendamento. E há a opção, ainda, de utilizar o audioguia, gravação que pode ser acionada por celular, permitindo que o visitante percorra os espaços individualmente.

“Pensamos este Centro de Educação Ambiental para abordar diversos conceitos, como biodiversidade, desenvolvimento sustentável, recursos hídricos, arborização, produção de alimentos e muitos outros. Nosso intuito é proporcionar uma experiência incrível e inesquecível aos visitantes, com atividades lúdicas e interativas e monitoria feita por agentes de educação ambiental habilitados. Quando pensamos na educação ambiental, estamos também pensando no futuro das próximas gerações e do nosso planeta”, comentou o coordenador municipal de Meio Ambiente, Rogério Bosqueiro, idealizador do CEA, que teve investimentos de cerca de R$ 30 mil para a formatação.

O coordenador comentou também que diversas parcerias foram estabelecidas com a comunidade local bem como com docentes e discentes da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) para a concepção de materiais didáticos do CEA.

PONTOS DE APOIO – São pontos de apoio do Centro de Educação Ambiental a Estação de Tratamento de Água do Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro), o Centro de Mídias da Estação de Tratamento de Esgoto e a Nascente Modelo, uma APP (Área de Preservação Permanente) no bairro Alpes das Águas, com diversidade de árvores nativas, trilha ecológica e um espaço para agrofloresta (sistema de plantio de árvores variadas).

SERVIÇO – Inauguração do Centro de Educação Ambiental. Sábado (28/05), às 9h, no Parque Ecológico Ernesto Baltieri(rua Ademir Bontorim, 81). Entrada gratuita. Informações: (19) 3481-9260.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima