Centro de Educação Ambiental ganha insetário da Esalq

São 48 espécies, de nove ordens diferentes de insetos, para aprendizagem
durante visitas

A Coordenadoria de Meio Ambiente ganhou da Esalq (Escola de Agricultura Luiz de Queiroz), na última semana, um insetário para o primeiro CEA (Centro de Educação Ambiental) de São Pedro, previsto para ser inaugurado ainda neste semestre no Parque Ecológico Ernesto Baltieri. O insetário é composto por 48 espécies, de nove ordens diferentes de insetos. Entre eles estão borboletas, libélulas e cigarras.

O insetário é um dos diversos recursos didáticos que foram planejados para potencializar a aprendizagem das pessoas, sejam estudantes ou não, durante a visita ao CEA. No local há, ainda, painéis informativos relacionados ao meio ambiente, herbário, viveiro de mudas em construção, bem como jardim sensorial e horta.

Conforme o coordenador municipal de Meio Ambiente, Rogério Bosqueiro, esses instrumentos serão utilizados como metodologia dinâmica no ensino. “Com um insetário e um herbário, por exemplo, a visualização do material biológico desperta no aluno o interesse em conhecer e entender as funções ecológicas dos insetos e plantas no meio ambiente”, comentou, acrescentando que cerca de 70% das espécies de animais conhecidas são representados pelos insetos, que é o maior grupo de animais existentes atualmente.

Ele ressaltou, ainda, a importância do apoio de professores da Esalq para a concretização do CEA. “Essa parceria significa confiar no trabalho conjunto entre diversos atores da sociedade para a proteção do meio ambiente. O trabalho de extensão universitário tem sido fundamental para o nosso futuro CEA, com a participação de pesquisadores renomados na área de educação e serviços ambientais”, disse.

CEA – Com visitas guiadas gratuitas, para estudantes e público em geral, o espaço abordará temas correlatos à preservação do meio ambiente. Serão ao todo quatro estações com as temáticas Cidades Sustentáveis; Solos; Saneamento e Florestas. Elas foram planejadas de forma a se integrar na aprendizagem, em conformidade com as diretivas do Programa Município Verde Azul, que mede a gestão ambiental municipal, e atendendo às demandas da Base Nacional Comum Curricular.

Entre os conceitos a serem abordados no Centro de Educação Ambiental estão biodiversidade, desenvolvimento sustentável, conselho ambiental, mata ciliar, fauna silvestre, recursos hídricos, arborização, coleta seletiva, compostagem e produção de alimentos. No CEA, o visitante terá a possibilidade, inclusive, de acesso a um audioguia – uma gravação a ser acionada por celulares que permitirá percorrer os espaços individualmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima