Mauricio Picazo Galhardo

PLANO SAFRA 2021/2022
O Congresso Nacional aprovou o projeto, que destina R$ 868,49 milhões para o Plano Safra. Os recursos irão atender programas do Ministério da Agricultura, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), e operações de custeio agropecuário, de comercialização de produtos agropecuários e de investimento rural e agroindustrial voltadas ao atendimento do Plano Safra 2021/2022.

 

CORREDOR DE INOVAÇÃO
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) formalizou apoio ao Corredor de Inovação Agropecuária do Estado de São Paulo, uma iniciativa que vai integrar instituições de pesquisa, de ciência e tecnologia, universidades e empreendedores do agro no interior de São Paulo. O protocolo de intenções para a promoção do Corredor de Inovação foi assinado durante a Agrishow, em Ribeirão Preto (SP).

 

EMBRAPA 49 ANOS
O Senado Federal promoveu, sessão especial para comemorar os 49 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A empresa é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias, conhecimentos e informações técnico-científicas voltadas para a agricultura e pecuária brasileira.

 

LUCRO SOCIAL
A Embrapa acaba de publicar uma edição especial de 25 anos de seu Balanço Social, que demonstra o resultado das contribuições da Empresa à sociedade nesse período, incluindo dados de 2021. De acordo com essa publicação, a Empresa, que no ano que vem completa 50 anos, gerou, praticamente, na segunda metade de sua existência, um lucro social de R$ 1,2 trilhão.

 

CENTRO DE EXCELÊNCIA
O Sistema CNA/Senar e o Sistema Faesp/Senar lançaram, a pedra fundamental do Centro de Excelência da Cana-de-Açúcar, em Ribeirão Preto (SP). O protocolo de intenções para a construção do Centro foi assinado pelo diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, pelo vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Tirso de Salles Meirelles, e pelo superintendente do Senar-SP, Mário Antônio de Moraes Biral.

 

SENADO
A Confederação da Agricultura e pecuária do Brasil (CNA) participou, juntamente com deputados e senadores da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), de reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), para discutir o apoio à votação de projetos de interesse do setor. Os parlamentares reforçaram a importância da aprovação dos projetos para que o agro continue contribuindo com o crescimento da economia brasileira e produzindo para garantir a oferta de alimentos às famílias com sustentabilidade.

 

PRODUÇÃO
A primeira estimativa da safra de cana-de-açúcar 2022/23, divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), indica que o Brasil deve produzir 596,1 milhões de toneladas, um aumento de 1,9% em relação à safra anterior. O anúncio foi feito durante a II Reunião de Monitoramento do Abastecimento de Etanol de 2022, realizada nas dependências do Centro de Tecnologia Canavieira, em Piracicaba/SP. De acordo com o estudo da Companhia, a área de colheita da cana deverá cair 1,3%.

 

EQUIPE
O produtor interessado na produção de produtos de origem animal (carne, leite, pescado, ovos e mel) com registro no Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP) tem a oportunidade de conhecer e se informar com a equipe da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, no espaço da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, durante a Agrishow. Por ser um assunto de amplo interesse para um setor que está ávido em produzir com qualidade e inocuidade.

 

REGULAMENTAÇÃO
O espaço Gastronomia da Agrishow foi palco de um oportuno e enriquecedor debate. A convite do subsecretário de Agricultura, Orlando Melo Castro, cinco especialistas em segurança, inspeção e certificação de alimentos artesanais de origem animal discutiram aspectos que podem ser aperfeiçoados sobre as políticas de incremento da produção e regulamentação desses produtos nos municípios, estados e em todo o Brasil.

 

ESTADOS UNIDOS
Na presença do cônsul-geral do país, David Hodge, uma delegação dos Estados Unidos esteve, na Agrishow, considerada uma das maiores feiras do agro do mundo. A delegação, formada, ainda, pelo diretor do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), Nicolas Rubio, e por Andrea Leal, do SelectUSA. (Com informações de assessorias)

 

Email: [email protected]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima