Prefeitura de São Pedro realiza nebulização contra a dengue

Serviço acontece no bairro Recanto; neste ano já foram registrados 107 casos de dengue no município

A Prefeitura de São Pedro, por meio da equipe de Controle de Vetores, realiza nesta semana nebulização contra a dengue no bairro Recanto, região da cidade que mais teve casos confirmados da doença em 2022. Neste ano, a Secretaria de Saúde registrou, de janeiro a 27 de abril, 107 casos de dengue no município.

Antes da aplicação do inseticida contra o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, a Secretaria da Saúde monitora o número de casos confirmados e estuda os locais com mais registros, para, então, enviar a equipe para a ação de combate. A nebulização acontece em todas as casas. Os moradores são avisados com antecedência por agentes de saúde sobre o serviço e orientados para que deixem as casas vazias por cerca de 20 minutos, após a passagem do nebulizador.

Conforme o responsável pelo Controle de Vetores na cidade, Matheus de Melo Murbach, os moradores precisam deixar as casas com as janelas abertas, porque a nebulização acontece na área externa das residências, com direcionamento para a parte interna, a fim de eliminar os mosquitos. “Nós não entramos nos cômodos das casas. A aplicação acontece na parte de fora, no quintal, por exemplo. E antes, sempre pedimos aos moradores para que saiam com os animais de estimação e cubram os alimentos que estejam expostos. Embora seja um veneno de baixa toxidade para os humanos, é importante que sigam nossas orientações”, disse.

Segundo Rodrigo Souza Pinto, também responsável pela equipe de Controle de Vetores, na semana que antecede a nebulização os agentes de saúde passam pelas casas para realizar bloqueio contra criadouros do mosquito da dengue. Neste caso, o trabalho acontece manualmente, com integrantes da equipe entrando nas residências e eliminando recipientes que podem acumular água parada. “O trabalho é constante, com orientações para toda a população, que precisa se conscientizar, porque a dengue é uma doença grave e que pode causar mortes”, comentou.

Para o aposentado José Carlos Cardoso, 76, que teve a moradia nebulizada nesta semana, esse serviço é importante para evitar a proliferação da dengue. “Sempre tento manter a casa certinha para não ter dengue. A Prefeitura faz a parte dela e os moradores também devem colaborar, porque vemos muitos casos de mortes de dengue na TV”, afirmou.

Quem tem o mesmo pensamento é a administradora de empresas Juara Conceição da Silva, 65. “Já sabemos há muito tempo que a dengue existe, então, deveríamos ter o hábito de eliminar todos os possíveis criadouros do mosquito. Eu tento fazer isso como uma rotina diária, para cuidar de mim e também dos meus vizinhos”, contou.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima