Museu Gustavo Teixeira oferece oficina de conservação preventiva de acervos

Atividade integra 20ª edição da Semana Nacional de Museus

Em celebração à 20ª Semana Nacional de Museus, a Coordenadoria de Cultura realiza no Museu Gustavo Teixeira, em sábados de maio e junho, oficina de conservação preventiva de acervos bibliográficos, objetos musealizados e acervos pessoais. As inscrições estão abertas e devem ser feitas no próprio museu até dia 10 de maio. As vagas são limitadas e os participantes recebem certificado. A taxa de inscrição tem valor de R$ 20. As aulas começam no dia 14 de maio e vão até 4 de junho, sempre das 9h às 13h.

A conservação preventiva é um conjunto de ações necessárias para desacelerar ou minimizar o processo de degradação dos bens culturais. Fornece os conhecimentos básicos necessários para se fazer a leitura dos sintomas apresentados pelas obras, identificar os fatores de degradação das mesmas e buscar soluções para a situação em andamento.

De acordo com o coordenador municipal de Cultura, Ivan Teixeira, a oficina vai mesclar aulas teóricas, práticas e demonstrações de procedimentos e materiais utilizados para a conservação preventiva.

“Não existem acervos iguais, cada um tem a sua especificidade, portanto, também não existe um tratamento padrão para todos os acervos. É por isso que os procedimentos de conservação preventiva devem ser realizados por profissionais capacitados, pois existem técnicas específicas para a remoção dos elementos que nutrem e aceleram as reações de degradação dos acervos bibliográficos. Então, com esta oficina estamos dando a oportunidade de mais pessoas compreenderem a importância dos cuidados necessários para a conservação e preservação da história”, comentou.

SERVIÇO – Oficina de conservação preventiva de acervos bibliográficos, objetos musealizados e acervos pessoais, no Museu Gustavo Teixeira (rua Joaquim Teixeira de Toledo, 524, Centro). Inscrições até 10 de maio. Valor: R$ 20. Aulas aos sábados,  de 14/05 a 4/06, das 9h às 13h.Outras informações: (19) 3481-9205 ou museugust

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima