Piracicaba a caminho da cidade digital

Barjas Negri

 

Omundo digital requer muitos desafios e todos devemos enfrentá-los porque é preciso avançar cada vez mais e sempre. Foi isso que fizemos quando estivemos à frente da Prefeitura de Piracicaba, junto com nossa equipe de secretários e funcionários. Hoje, às vezes esses avanços em várias áreas passam despercebido da população. Por isso, resolvemos contar algumas experiências. É preciso reconhecer os avanços em várias áreas.
Na Prefeitura aconteceram coisas simples que facilitaram bastante a vida dos cidadãos contribuintes. A Secretaria Municipal de Finanças, por exemplo, disponibilizou pela internet a emissão da segunda via do IPTU e das taxas entre outras ações. O mesmo caminho foi seguido pelo Semae.
Em 2011 implantamos o Sistema Integrado de Licenciamento (SIL), pioneiro no Estado, o que garantiu o licenciamento para empresas de baixo risco. Esse trabalho envolveu a Vigilância Sanitária, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Corpo de Bombeiros da Polícia Militar e a Prefeitura. Todo o processo acontece pela internet e Piracicaba tornou-se, posteriormente, modelo adotado por outros municípios paulistas.
A Biblioteca Municipal Ricardo Pinto Ferraz passou a aceitar reserva de livros pela internet e os teatros municipais Dr. Losso Netto e Erotides de Campos adotaram a mesma prática ao comercializar os ingressos dos seus espetáculos.
No transporte coletivo temos um o APP que indica pelo celular as linhas e os horários dos ônibus urbanos, sendo de fácil consulta no momento em que o usuário está no ponto. A Zona Azul Digital aceita o pagamento do bilhete por APP e foi referência em São Paulo.
Ainda na questão trânsito, os principais cruzamentos contam com semáforos com contagem regressiva de tempo. Implantamos câmeras ligadas a uma central que “vigiam” as principais ruas e avenidas da cidade. Tudo isso integrado à Central de Monitoramento Eletrônica (Cemel), que funciona 24h sob a responsabilidade da Guarda Civil Municipal.
O mesmo aconteceu com o controle eletrônico de semáforos. Esse serviço, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transporte (Semuttran), está ligado à Central Integrada de Monitoramento e Mobilidade (CIMM), com funcionamento diário (24h) e 365 dias por ano.
Não é demais lembrar que Piracicaba está integrada, por meio da Polícia Militar das câmeras do programa Leitura Automática de Placas (LAP). Elas estão espalhadas pela cidade 26 pontos estratégicos, indicados pela PM e a Guarda Municipal, e fazem a leitura digital das placas dos veículos. Por meio dessas imagens em tempo real. O Centro de Operações da PM é capaz de detectar o furto ou roubo de veículos. O Copom foi instalado na cidade há mais de 10 anos.
Não podemos deixar de citar mais uma conquista para o aumento da segurança dos nossos moradores. A Guarda Municipal e a Semuttran têm drones à disposição para uso em suas operações especiais.
Dois avanços tecnológicos recentes foram conquistados também em nossa gestão como prefeito para melhorar a saúde pública. O primeiro foi a digitalização do exame de raio-X nos prontos-socorros e na Central de Ortopedia e Traumatologia (COT). O outro foi a compra de 300 tablets para o Programa de Saúde da Família, que são utilizados diariamente pelos agentes comunitários de saúde.
Na área da Educação podemos citar a implantação de 12 Centros de Educação Digital (CEDs), anexo a escolas municipais e estaduais. Todos equipados com computadores para permitir a inclusão digital de milhares de pessoas todos os anos. Ao mesmo tempo, conquistamos a Universidade Paulista Virtual (Univesp) que utiliza as instalações do CED da Pauliceia para oferecer cursos de ensino superior à distância.
Piracicaba foi reconhecida pela consultoria Urban Systems como importante “cidade inteligente”, em pesquisa divulgada na revista Exame. Tudo isso porque a cidade tem centros universitários, de pesquisas, de inovações, um parque tecnológico com indústrias que possuem tecnologia de ponta. Além disso, isso foi o resultado dos investimentos constantes públicos e privados, e que precisam continuar ao longo dos próximos anos.
———
Barjas Negri, ex-prefeito de Piracicaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima