85 anos do Aeroclube Piracicaba

Antonio Carlos Baccarin

 

OAeroclube de Piracicaba está completando 85 de fundação. É um dos mais antigos do estado de São Paulo e do Brasil. Foi em 26 de abril de 1938 que aconteceu a primeira eleição da diretoria, marcando o início de uma instituição sem fins lucrativos que já contribui muito para a história piracicabana.
Pedro Morganti e João Bottene foram personalidades que marcaram época e tiveram papel fundamental na criação do aeroclube. Graças ao curso de aviação para mulheres criado em 1941, Zayra Bottene, filha de João, foi a primeira piracicabana e a terceira brasileira a se tornar aviadora. São histórias que mostram a importância e a contribuição do Aeroculube de Piracicaba para a aviação nacional.
Localizado no Aeroporto Pedro Morganti, o Aeroclube de Piracicaba sempre participou de importantes eventos aeronáuticos da cidade, reunindo aeronaves, pilotos e visitantes. Exerce um papel importante na formação de pilotos, através de cursos de piloto privado, piloto comercial, voo por instrumentos, instrutor de voo e multi-motor.
O aeroclube também realiza voos panorâmicos, atendendo aqueles interessados em conhecer melhor a cidade de Piracicaba. Fotógrafos também participam desses voos, buscando registrar as belezas da cidade de outro ângulo.
Os serviços prestados são realizados em amplas instalações, envolvendo um hangar, prédio administrativo, alojamento para alunos, oficinas e salas de aula. Atualmente, os voos de instrução e passeio são realizados com os aviões Aeroboero AB-115, Cessna 150 e Cessna 172 Skyhawk.
A diretoria atual está empenhada em resgatar a história do Aeroclube de Piracicaba, pois é uma referência de sucesso dentre os aeroclubes existentes atualmente. O passado envolve importantes realizações, que deve ser resgatado para servir de exemplo para os jovens aficionados pela aviação. Viva o Aeroclube de Piracicaba!
———
Antonio Carlos Baccarin, presidente do Aeroclube de Piracicaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima