Vereador Adriano Vitor acompanha trabalho dos agentes no combate à dengue

Vereador Adriano Vitor esteve na Escola Vicente Luiz Grosso, acompanhando trabalho da equipe de Controle de Endemias – foto: Daniella Oliveira

Consciente e atento às ações de combate à dengue no município, o vereador Adriano Vitor tem acompanhado o constante trabalho da equipe de Controle de Endemias. Com a missão diária de acabar com o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, os agentes visitam escolas, unidades de saúde e pontos estratégicos, como borracharias, floriculturas e locais com material reciclável.

“Todos os anos a prefeitura e os órgãos do governo estadual e federal lançam campanhas educativas para conscientizar as pessoas, mas, infelizmente, nem sempre a mensagem surte efeito. A população precisa estar mais atenta às orientações das autoridades sanitárias”, disse Adriano Vitor, ao ressaltar que somente neste ano, até o dia 12 de abril, São Pedro já registrou 43 casos positivos.

Na semana passada, o vereador acompanhou os agentes na ação chamada Visita à Imóveis Especiais, que consiste em visitas trimestrais em locais onde há grande concentração de pessoas. Junto com Matheus de Melo Murbach, médico veterinário do Controle de Endemias, Adriano Vitor esteve na escola Vicente Luiz Grosso.

“Acompanhei a equipe da secretaria de saúde de São Pedro em plena atividade de monitoramento de pontos sugeridos pela população. A piscina da escola Vicente Luiz Grosso é sempre motivo de preocupação para as casas vizinhas, porém, embora o espaço não receba a devida manutenção do estado, a prefeitura faz o monitoramento do local, aplicando cloro na água e evitando que o mosquito se reproduza na água parada”, ressaltou.

O parlamentar reforça que, atitudes simples como não jogar lixo nas ruas, verificar constantemente o próprio quintal e colocar areia no vasinho das plantas já reduzem drasticamente a proliferação do mosquito da dengue. “A equipe da prefeitura está fazendo um bom trabalho, porém, é preciso uma maior participação da população. Se cada um cuidar do seu espaço, vamos contabilizar resultados positivos para a coletividade”.

No caso da escola, a equipe não encontrou larvas na piscina, e sim numa lata de tinta aberta que ficou esquecida no terreno. “Todo material que possa acumular água é retirado ou pelo menos manejado de forma que não acumule. Em caso onde é impossível a remoção da água é utilizado o larvicida (produto que extermina as larvas). Já em grandes acúmulos de água como a piscina a orientação é que a mesma seja clorada semanalmente para evitar a proliferação do mosquito”, explicou o veterinário.

Até o dia 12 de abril deste ano, Secretaria de Saúde de São Pedro já registrou 43 casos positivos – foto: Daniella Oliveira

ORIENTAÇÕES – A Secretaria de Saúde dá algumas dicas para combater o mosquito transmissor não apenas da dengue, mas também da zika e chikungunya: manter a caixa d’água sempre fechada e com tampa adequada; limpar as calhas do telhado para não permitir o acúmulo de água; lavar com escova e sabão os bebedouros de animais domésticos e trocar a água diariamente; eliminar os pratinhos de plantas ou encher de areia fina até a borda; não cultivar plantas aquáticas; guardar latas e garrafas de cabeça para baixo; guardar pneus sem água e em locais cobertos; não jogar lixo em terrenos baldios; acondicionar corretamente o lixo e manter a lixeira fechada; manter ralos internos e externos fechados ou jogar desinfetante frequentemente. Mais informações ou denúncias: (19) 3481-9370

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima