Manifesto: Vinte e cinco anos do primeiro desfile da Banda da Sapucaia

Nós da Velha Guarda da Banda da Sapucaia queremos esclarecer o seguinte:
A Banda da Sapucaia, em nossa concepção e sob o nosso comando, foi um evento sem quaisquer objetivos comerciais ou político partidário, independente das opções pessoais dos seus coordenadores e isto pode ser comprovado em registros fotográficos, jornalísticos e nas atas das nossas reuniões.
Quando sob o nosso comando ela fez parte de um movimento cultural que chamamos de Movimento Cultural Sapucaia, que se iniciou com a Iluminação da Majestosa Sapucaia no ano de 1996, e além da exitosa banda carnavalesca, desenvolveu outras atividades culturais e de lazer (bingos comunitários, festas juninas, torneios de truco…) para a comunidade bairro altense e, em alguns casos, para todo povo piracicabano.
Somos totalmente contrários aos rumos que oportunistas deram à Banda da Sapucaia, aproveitando-se de um momento de desarticulação dos seus fundadores, numa verdadeira grilagem cultural, se apoderando de um evento que sob nosso comando, levou de forma gratuita e democrática, a alegria para dezenas de milhares de pessoas, inclusive de outras cidades e estados brasileiros.
Somos totalmente contrários, ao descalabro de retirarem do Bairro Alto e mais especificamente da lendária Moraes Barros, o desfile, cujo trajeto um dia nos inspirou a criar a antológica frase “Descendo na contramão da tristeza “. Na verdade essa mudança, foi um golpe contra a história e a tradição da nossa querida banda.
Fomos, e sempre seremos, contra as tentativas de privatizar o espaço público.
Finalizando, o nosso movimento sempre foi suprapartidário, entretanto nós da Velha Guarda temos lado e o nosso lado é o do povo, da democracia, contra qualquer tipo de preconceito e contra o fascismo cultural e político que querem impor ao país.
———
Velha Guarda da Banda da Sapucaia: Kerko Tomaziello, Binho Santana, Étão Carraro, José R. Fernandes (Zé Beto), Ricardo Santana de Arruda Leme (Tadão), Jonas Parisotto e Serginho Campos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima