Coordenadoria lança cartilhas para educação ambiental

Coordenador municipal de Meio Ambiente, Rogério Bosqueiro – foto: Divulgação

Com o intuito de promover a educação ambiental, a Prefeitura de São Pedro, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente, lança neste mês duas cartilhas digitais e interativas: Rota das Aves e Mapa dos Resíduos. A primeira contém informações sobre as aves que podem ser vistas na região do lago do bairro Novo Horizonte. A outra trata da destinação final adequada para os resíduos gerados pelos moradores da cidade. As cartilhas são coloridas e possuem conteúdos extras com acesso via scanner de QR Code. Quem tiver interesse pode solicitar os materiais pelas mídias sociais da coordenadoria.

Na cartilha Rota das Aves estão fotos e dados sobre 14 aves que podem ser observadas nas proximidades do lago do Novo Horizonte. São elas: frango d’água-azul, bem-te-vi, frango-d’água-comum, tucano, garça-branca-grande, irerê, jaçanã, João-de-barro, lavadeira-mascarada, periquitão-maracanã, rolinha-roxa, martim-pescador-pequeno, sanhaço-cinzento e tuim. Entre as informações disponíveis estão nome popular, nome científico e características físicas e comportamentais, com colaboração técnica de Antônio Marcos Zenaro. Além disso, há um QR Code para cada ave, direcionando para áudio com o canto delas. As fotografias que compõem a cartilha foram cedidas por observadores de aves de diferentes regiões do Brasil.

A outra cartilha, do Mapa dos Resíduos de São Pedro, tem imagens e textos explicativos e didáticos sobre resíduos domiciliares, divididos em orgânicos, recicláveis, óleo e pneu; resíduos perigosos, que abrangem pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes e itens da saúde e medicamentos; resíduos da construção civil, móveis e bens inservíveis e resíduos vegetais.

Também na cartilha do Mapa dos Resíduos estão QR Codes que direcionam para um vídeo ensinando como fazer composteira, para os cronogramas da coleta seletiva e do Cata Cacareco e para lista com nomes de empresas que praticam a logística reversa, além do mapa com todos os endereços de lugares para o destino correto dos diferentes tipos de resíduos.

“Essas cartilhas integram nosso planejamento de ações de educação ambiental, que é uma das grandes frentes de trabalho da nossa coordenadoria. A educação é o princípio de tudo e por isso fazemos questão de dar foco a ela, tanto com materiais gráficos quanto com campanhas envolvendo a comunidade e visitas de estudantes ao Centro de Educação Ambiental, que pretendemos inaugurar neste mês, e aos nossos pontos de apoio”, comentou o coordenador municipal de Meio Ambiente, Rogério Bosqueiro.

As cartilhas podem ser acessadas nos links:

https://drive.google.com/file/d/1629njo1ahIqiySPmp_FVy8wk_95C9hQG/view

https://drive.google.com/file/d/1TauQARpEvyuQbayqbgO_8UcYzn6cFWQb/view

EM BREVE – Como forma de colocar em prática a Rota das Aves, a Coordenadoria de Meio Ambiente pretende realizar, em breve, um passeio de observação de aves (birdwatching) na região do lago do Novo Horizonte, incentivando a integração entre os munícipes e a cidade.

CENTRO DE EDUCAÇÃO – Previsto para ser inaugurado neste mês no Parque Ecológico Ernesto Baltieri, o Centro de Educação Ambiental de São Pedro terá jardim sensorial, pomar, viveiro de mudas e horta. Com visitas guiadas gratuitas, para estudantes e público em geral, o espaço abordará temas correlatos à preservação do meio ambiente. No local haverá audioguia – gravação acionada por celular para permitir que o visitante se informe e percorra os espaços individualmente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima