“Medalha Luiz de Queiroz” – motivo de entusiasmo!

Sergio Oliveira Moraes

 

Senhoras e senhores vereadores e vereadoras, vou tentar explicar o porquê do meu entusiasmo com o Substitutivo ao P.D.L. No. 08/2022, que propõe a “Medalha de Mérito Estudantil Luiz de Queiroz”. De um lado há o nome Luiz de Queiroz e de outro há o momento em que a oportunidade de homenageá-lo se apresenta. Estão ambos intimamente ligados, mas são olhares distintos e os separo na explicação abaixo.
Iniciemos pelo motivo de considerar o momento mais que oportuno para que a cidade de Piracicaba institua a premiação de estudantes do Ensino Médio (E.M.) com a “Medalha de Mérito Estudantil Luiz de Queiroz”, conforme critérios especificados no P.D.L. 08/2022. Senhoras e senhores, temos acompanhado os índices de evasão escolar nos dois anos de pandemia. Resultados da pesquisa da FGV Social divulgados em 19/01/2022 mostram que a evasão escolar aumentou na faixa etária entre 5 e 9 anos, mas diminuiu na faixa entre 15 e 19, justamente a que envolveria o E.M. Motivos para comemorar? Não! As causas apontadas são a diminuição da oferta de empregos durante a pandemia e as aprovações “automáticas” dos alunos durante o período de ensino à distância. Segundo o TSE, a procura dos jovens entre 16 e 18 anos para tirar o título de eleitor tem a menor adesão dos últimos 30 anos, ou seja, desde que começou essa pesquisa. De novo, uma faixa etária que envolveria o E.M.
O que está havendo com os jovens, senhoras e senhores? De onde vem essa desesperança? Ou desconfiança? Não sei. Mas sei que as senhoras e senhores são parte da resposta e, mais ainda, qualquer possibilidade de solução depende não só daqueles e daquelas que tecnicamente dedicam-se ao problema, mas – e muito – do grau de envolvimento das figuras públicas, como as senhoras e os senhores. Assim, uma medalha com a de “Mérito Estudantil Luiz de Queiroz” voltada a estudantes do E.M. me parece um sinal claro: “Olha, estamos pensando em vocês. Gostaríamos que vocês fizessem todo o esforço possível, estudem, confiem um pouquinho mais na classe política… ”. Deem um passo para tentar melhorar esse quadro preocupante de má formação e desinteresse, se é que dá para separá-los.
O segundo motivo, quero tratar a partir de uma experiência pessoal (ou várias, se quiserem) com estudantes do ensino fundamental e médio (e que justificam ainda mais meu entusiasmo). Durante muitos atuei em um Projeto Institucional da ESALQ/USP, voltado às escolas públicas ou privadas e foram dezenas de milhares de jovens estudantes que a ESALQ atendeu pelo Projeto “Visitas Monitoradas” e que ficaram em suas memórias e na minha, de uma forma para mim inimaginável e é sobre isso que quero lhes falar.
Uma das primeiras lições que aprendi foi sobre a importância, a emoção que os e as jovens sentiam ao andarem pelos corredores e sentarem-se em uma carteira da ESALQ (contado pelos professores acompanhantes), para assistir a um “Show de Física”, uma das atividades das quais eu participava diretamente. Foram tantos os alunos do E.M. que por ali passaram, tantos os projetos e tantas as histórias que nos emocionaram a mim e meus colegas ao longo de tantos anos que vibro de emoção – certamente ao lado de tantos outros docentes da Esalq – ao ver também o nome de Luiz de Queiroz associado ao dos alunos do E.M.
Resumindo senhoras e senhores, no meu entendimento, há um tal simbolismo no nome de Luiz de Queiróz, que se vier a ser estampado na Medalha de Mérito Estudantil a tornará muito significativa aos estudantes do ensino médio. A ESALQ está próxima, quase a metade dos anos da cidade de Piracicaba, pode-se sentar ao lado de Luiz de Queiroz, fazer uma foto com ele, sentir o acolhimento, basta dar asas à imaginação!
A “Medalha de Mérito Estudantil Luiz de Queiroz” é uma oportunidade única para ir em direção ao estudante do ensino médio, acolhê-lo e, na prática, dizer: “Estamos preocupados com vocês, procurem estudar, vejam quem escolhemos para estampar a Medalha que poderá premiá-los, esforcem-se”.
Não tenho dúvidas, que quem vier a premiar um ou uma estudante do Ensino Médio com a “Medalha de Mérito Estudantil Luiz de Queiroz” um dia ouvirá a pergunta que um dia ouvimos de um aluno do ensino médio selecionado para participar de uma de nosso Shows de Física da Esalq: “Ganhei uma viagem, que roupa eu levo?” Aí os senhores e as senhoras saberão o quanto valeu terem deixado as diferenças de lado e aprovarem esse Substitutivo.
Muito obrigado.

___
Sergio Oliveira Moraes, professor aposentado Esalq/USP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima