Mauricio Picazo Galhardo

SEGURO AGROPECUÁRIO
Ajunta diretiva da Associação Latino-Americana para o Desenvolvimento do Seguro Agropecuário (Alasa) divulgou dia (24), na Cidade do México, a escolha do Brasil como sede em 2024 do próximo Congresso Internacional da entidade, que ocorre a cada dois anos. A escolha pelo Brasil ocorreu com a apresentação dos principais apoiadores do evento, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) e a Federação Nacional das Empresas de Resseguros (Fenaber).

 

AQUICULTURA
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) realizaram, no Palácio do Itamaraty, Seminário sobre Aquicultura Sustentável no Brasil e no Paraguai. O evento reuniu autoridades dos dois países, especialistas e produtores. Na abertura do evento, a ministra Tereza Cristina destacou que, nos últimos anos, o Mapa e demais órgãos federais alteraram e ajustaram normas que garantem segurança jurídica para que os aquicultores possam produzir em águas da União.

 

VISITA
Ranil Jayawardena, ministro de Comércio Internacional do Reino Unido, viu de perto os resultados que a pesquisa científica brasileira tem gerado para a agropecuária. Em visita à Unidade de Referência Tecnológica de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), implantada na Embrapa Cerrados (DF) há 14 anos, o ministro pôde verificar o potencial dessa tecnologia.

 

COOPERAÇÃO
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Ministério da Economia (ME) assinaram um Termo de Cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o estabelecimento de uma linha de crédito no valor de US$ 1,2 bilhão. Os recursos serão destinados prioritariamente para projetos de desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas agropecuárias.

 

HOMENAGEM
Membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) receberam, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para um balanço da gestão frente ao MAPA, nos últimos três anos. Além de lembrarem as melhorias realizadas, os presentes enalteceram a perseverança da ministra como fator fundamental para o desenvolvimento do agro e do Brasil. Para o presidente da FPA, deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), todos os avanços consolidados no setor agropecuário brasileiro possuem a participação efetiva da ministra Tereza Cristina.

 

MILHO
O vice-presidente da Sociedade Rural Brasileira, Sérgio Bortolozzo, vai permanecer à frente da Câmara Setorial do Milho e Sorgo, ligada ao Ministério da Agricultura (Mapa), responsável pelas principais discussões e políticas voltadas a estas cadeias produtivas. O mandato de Bortolozzo como presidente da Câmara foi renovado até 20 de janeiro de 2024.

 

FORUM
O 1º Fórum “O Vale” de Democracia, realizado em São José dos Campos, foi acompanhado pelo Secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Itamar Borges, e pelo Secretário Executivo, Francisco Matturro, além de lideranças e políticos locais, como os deputados federais Milton Vieira e Eduardo Cury. Realizado pelo jornal OVALE, o Fórum reuniu personalidades para debater ideias e programas para pensar o futuro do país e da democracia.

 

BANCO MUNDIAL
O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, o secretário-executivo, Francisco Matturro, e diretores da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) participaram de uma reunião virtual com membros do Banco Mundial. No encontro, a SAA apresentou à instituição financeira internacional o Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias III –, pleiteando financiamento para uma nova fase do programa que promove o desenvolvimento rural sustentável no Estado de São Paulo.

 

UNICA
Representando o Secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Itamar Borges, o Secretário Executivo, Francisco Matturro, esteve, na sede da UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), em reunião com representantes da ASAZGUA (Associação de Açucareiros da Guatemala) e da UNALA (União da Indústria de Açúcar da América Latina). O Ditetor-Presidente da UNICA, Evandro Gussi, e a Diretora Geral do Instituto Biológico (IB-SAA), Ana Eugênia Carvalho, estiveram na ocasião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima