Muro do São Pedrão vira galeria a céu aberto com artes de grafite

Desenhos foram feitos exclusivamente por mulheres no último domingo – foto: Matheus Gasparim

O muro do Estádio Ferrúcio Feltrin, o São Pedrão, ganhou novas cores e agora é uma galeria de arte a céu aberto. Essa transformação aconteceu no último domingo (20) quando integrantes do grupo FurtaCor, uma iniciativa do coletivo Caravana, formado por mulheres artistas, desenharam cerca de 20 imagens utilizando a técnica do grafite. A iniciativa integrou a programação especial Mês da Mulher, que consiste em diversas atividades gratuitas direcionadas ao público feminino promovidas pela Prefeitura de São Pedro em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Os desenhos grafitados fazem alusão às mulheres, com representações de figuras femininas em cima de bicicletas, no skate, em meio à natureza, com árvores, rios, flores, borboletas, céu, entre outras imagens de variadas cores.

Criado em agosto de 2020, o grupo FurtaCor iniciou os trabalhos com grafite na parede ao lado do varejão Mário Dedini, em Piracicaba. Na época, eram sete mulheres. Hoje, são 39 integrantes, que já levaram cor a mais de oito muros.

“Nosso grupo é formado por mulheres autônomas, mães, estudantes, professoras e guerreiras, que encontram nos muros a chance de deixar não só parte de sua identidade, mas, também, alcançar um diálogo com o público urbano. Pensamos o espaço e como preenchê-lo de amor”, comentou a artista visual e produtora cultural Giulia, a aminaflor.

De acordo com o prefeito Thiago Silva, o muro do São Pedrão compõe agora a lista de atrações instagramáveis de São Pedro. “Nossa estância turística está repleta de lugares que encantam os olhos. Já temos a escadaria do Parque do Cristo e os letreiros com o nome da cidade, tanto na entrada do município quanto na Praça Gustavo Teixeira. Agora, o muro do São Pedrão passa a integrar a lista, com desenhos coloridos e que também provocam reflexões sobre a nossa sociedade”, disse o chefe do Executivo.

Outro espaço da cidade que também recebeu artes de grafite foi o Centro de Educação Ambiental, no Parque Ecológico Ernesto Baltieri. A previsão é que o espaço seja inaugurado em abril.

MAIS – Também como parte da programação especial Mês da Mulher, a Prefeitura de São Pedro realizada no próximo domingo (27/03), a Pedalada Delas, passeio ciclístico urbano pelas ruas da cidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em: https://forms.gle/fvey1xHT8ob8koAJ8.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima