Biblioteca e Museu Gustavo Teixeira comemoram 50 anos com atividades gratuitas

Ivan Teixeira é o coordenador de Cultura de São Pedro – foto: Daniella Oliveira

Para celebrar os 50 anos da Biblioteca Municipal e do Museu Gustavo Teixeira, a Prefeitura de São Pedro, por meio da Coordenadoria de Cultura, preparou uma programação gratuita para os moradores e turistas da cidade. As atividades, que acontecem de 13 a 19 de março, incluem contação de histórias, visitas guiadas, cápsula do tempo, café musical, exposição, inauguração de um painel instagramável e a ilustre presença da cachorra gigante Guta.

De acordo com o coordenador de Cultura, Ivan Teixeira, o Museu e a Biblioteca Gustavo Teixeira carregam em suas cinco décadas não apenas o acervo da vida do poeta são-pedrense, mas toda história de São Pedro e seus fundadores. “A inauguração foi marcada no dia 13 de março de 1972, mas a história do Grupo Escolar, onde hoje é o museu, e a idealização da biblioteca surgiram bem antes pela necessidade de preservar a história e manter o lado da pesquisa, do conhecimento”, declarou Teixeira.

Há 29 anos trabalhando como assistente administrativa da Biblioteca, Daila Maria Delicio Modesto de Paula fala sobre as transformações do espaço. “Quando comecei a trabalhar aqui, as prateleiras eram todas de madeira. Tínhamos cerca de 5 mil exemplares e muitos livros didáticos. Os alunos não tinham como fotografar e nem tirar cópia, precisavam escrever tudo no caderno mesmo”, conta Daila, ao ressaltar que hoje o espaço conta com cerca de 20 mil exemplares.

Bibliotecária Fabiane da Silva e assistente Daila Modesto de Paula mostram os exemplares mais emprestados – foto: Daniella Oliveira

Segundo dados levantados pela bibliotecária Fabiane Tavares da Silva, somente no mês de fevereiro deste ano, a Biblioteca Gustavo Teixeira recebeu 231 visitantes; além de emprestar 401 livros e receber a doação de 256 novos exemplares. “Muitos vêm fazer pesquisa na internet, consultar livros de estudos, ler os jornais de circulação da cidade e região e também ter acesso às revistas que assinamos”.

INFORMATIZAÇÃO – O coordenador de Cultura diz que os 50 anos do Museu e da Biblioteca serão marcados pela tecnologia. “Essa necessidade de informatizar o sistema de atendimento, de consultas e acervo já surgiu no período da pandemia. Notamos que as pessoas começaram a ler mais, querer ter mais acesso aos livros e também ao museu. As visitas, tanto individuais quanto em grupos, aumentaram bastante nos últimos dois anos”.

Além de implantação de softwares e reforma do Museu, Ivan Teixeira falou das novidades planejadas.“Estamos trabalhando em novos espaços de leitura, promoção de rodas de conversas com alunos e bate-papos com escritores, capacitação dos profissionais e importantes projetos, como o Viagem Literária”, disse.

SERVIÇO: O Museu Gustavo Teixeira atende de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. A Biblioteca Municipal funciona de segunda e sexta-feira, das 8h às 17h30, e aos sábados, das 8h às 12h. Outras informações: WhatsApp (19) 3481-9275

Museu e Biblioteca Gustavo Teixeira ficam na área central da cidade

Confira a programação dos 50 anos da Biblioteca e Museu Gustavo Teixeira:

Dia 13/03 (domingo) – 10h: Contação de histórias com Monika Magno no jardim da Biblioteca, com distribuição de pipoca e algodão doce. Visitas guiadas e instalação do painel instagramável feito pelo artista plástico Sérgio Esteves. Presença da cachorra gigante Guta, feita pelo artista plástico Lajur.

Dia 19/03 (domingo) – 10h: Contação de histórias com Monika Magno no jardim da Biblioteca, com distribuição de pipoca e algodão doce.
16h: Café Musical no Museu Gustavo Teixeira, com as participações de Claudia Ognibene Kiszely – flauta transversal, Cláudio Remistico – voz (tenor), Gabriel Polegate – viola caipira, Rosa Migatta – voz (soprano), Sandra Golinelli – piano, Tatiana Paschoalli – declamadora e Grupo Vocal Vozes do Itaqueri. E, no Museu, a abertura da Exposição “1922 – 2022  – A Semana que não Acabou”, atividade em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna.

Dia 24/03 (quinta-feira) – 19h: CineMuseu exibe o longa Macunaíma, filme brasileiro, obra de Joaquim Pedro de Andrade, baseada no livro homônimo de Mário de Andrade

Dia 26/03 (sábado) – 9h30: Contação de histórias no jardim da Biblioteca com a historiadora Giane Sacco.
10h30 – Oficina de colagem artística literária com a arte educadora Alice Quadrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima