Secretaria de Saúde inicia processo de informatização do sistema

Secretária de Saúde, Carolina Figueiredo, fala sobre a redução dos papéis – foto: Daniella Oliveira

Funcionalidade, acesso digital rápido a registros médicos, de atendimentos, exames, prontuários, receitas e consultas. Esse é o objetivo da Secretaria de Saúde de São Pedro, que nesta semana deu início ao processo de informatização do sistema de saúde do município. Com investimento de R$ 309 mil na implantação dos softwares, a ação faz parte do programa Avança Saúde, lançado recentemente pela Prefeitura de São Pedro.

“Nossa intenção não é simplesmente acabar com essas pilhas de papéis, mas oferecer serviços mais precisos, dar mais agilidade ao sistema e até mesmo visualizar as verdadeiras necessidades para buscar mais especialistas, trazer novos exames e descobrir de forma mais rápida quais são as principais demandas”, explicou a secretária de Saúde, Carolina Figueiredo.

Cirurgias em diversas especialidades, como cirurgia geral, gastro, ortopédicas, ginecológicas, urológicas, oftalmológicas, otorrinolaringoógicas e vasculares já estão incluídas no Avança Saúde, mas, conforme Carolina, exames como cateterismo, endoscopia, colonoscopia, Holter 24 horas, ecocardiografia transtorácica, ecocardiografia e diversos tipos de ultrassonografia serão incluídos em breve com a informatização do sistema.

A secretária explica que o uso da informática e da tecnologia na área da saúde será fundamental para o levantamento das demandas. “Hoje, por exemplo, muitos exames são feitos nos Ames (Ambulatório Médico de Especialidades) de outras cidades. Com os dados atualizados, podemos trazer os serviços para o próprio município”, disse, ao ressaltar que somente na área de ortopedia, 67 pacientes aguardam por cirurgia desde 2019. “Para zerar essa fila de espera, devemos investir cerca de R$ 1 milhão até o meio deste ano”.

O impacto positivo da tecnologia também será grande na rotina clínica e parte gerencial de todas as unidades de saúde, como na Vigilância Epidemiológica, Umis (Unidade Mista e Integrada da Saúde), CER (Centro de Reabilitação e Upa (Unidade de Pronto Atendimento), Caps (Centro de Atenção Psicossocial.

“O novo sistema será usado por todos os profissionais para fazer registros eletrônicos relacionados aos pacientes, como prontuários, notificações, possíveis áreas de bloqueio. Além disso, os agentes de saúde vão receber um tablet para consultar todas essas informações durante as visitas que realizam nas casas dos pacientes”.

CENTRALIZAÇÃO TEMPORÁRIA – Para essa fase de implantação do sistema, a secretária falou da necessidade temporária de centralizar as informações. “A população precisa entender que a centralização dos agendamentos foi feita para que um levantamento de números de exames, procedimentos e cirurgias parados fosse realizado. Com dados mais reais de filas de espera, volumes de atendimentos, de exames solicitados e de especialistas com maior demanda, teremos como alimentar o banco de dados do sistema e assim descentralizar os serviços o mais breve possível”, frisou Carolina.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima