Modernizar a desburocratizar: o nosso papel

Dorival José Maistro

A reabertura do Térreo 2 com nova estrutura de atendimento aos munícipes, que aconteceu no dia 08 de março, no prédio do Centro Cívico, era um dos principais objetivos traçados no Planejamento de 100 dias do atual governo. Uma necessidade premente apontada pelo prefeito Luciano Almeida.
Desde o início a proposta foi de trabalhar com a organização da gestão, com o objetivo de adequar, modernizar, legalizar, desburocratizar e simplificar a estrutura e a geração de processos na Prefeitura, com fluxos administrativos internos mais ágeis que resultassem em serviços eficientes aos contribuintes.
Tudo isso está se concretizando com o novo layout do Térreo 2, onde conseguimos centralizar o atendimento das secretarias de Finanças, Procuradoria, Obras e Semuttran, além do xerox e do protocolo geral. Os atendimentos realizados no Térreo 1 também foram transferidos para o espaço, com integração inteligente de todas as áreas.
Daqui por diante ninguém mais precisará do sobe e desce entre os andares para procurar manter em dia as suas obrigações fiscais com as várias secretarias. Todo o atendimento será feito por uma única equipe de profissionais treinados e capacitados, distribuídos em 32 guichês, para bem atender os cidadãos em suas diversas demandas.
Mas a reabertura do Térreo 2 com novo layout é apenas um dos muitos desafios da Secretaria de Administração. A próxima etapa, que esperamos concluir até o final deste mandato, é a implantação da Prefeitura Online, com o Executivo recebendo, emitindo e acompanhando digitalmente todas solicitações, ou seja, sem a utilização de papel, o que proporcionará que cidadãos e empresas invistam ou realizem negócios no município com maior facilidade.
Embora essa realidade possa parecer distante, podemos e devemos destacar algumas ações práticas do Executivo que foram realizadas de maneira online com números interessantes nos últimos meses. Pelo Portal da Prefeitura, o VacinaPira realizou mais de 1 milhão de agendamentos para vacinar a população contra a Covid-19. Também foram feitos 2.786 agendamentos para o programa municipal de castração de cães e gatos e 2.757 agendamentos para atendimento com hora marcada para o Refis.
Convém ressaltar que a nossa secretaria, em parceria com uma comissão de servidores municipais, também instituiu uma tabela de temporalidade, um instrumento com o qual se regularizou o prazo de permanência de um documento arquivado e sua correta destinação. Graças a esta intervenção, conseguimos promover o descarte de documentos dentro dos parâmetros legais e assim desafogamos o prédio do Arquivo Público Municipal que, no início do mandato, contava com mais de 1 milhão de processos arquivados. O próximo passo é digitalizar este conteúdo para garantir a eficiência no manuseio dos documentos.
Sabemos que para implementar o projeto Prefeitura Online será necessária uma mudança cultural e até mesmo estrutural, que já está sendo trabalhada tanto com servidores municipais quanto população. Neste momento de transição, estamos utilizando os recursos oferecidos pela tecnologia, com o objetivo de apontar para uma rota mais simples para a utilização dos serviços públicos. Esse é o nosso papel.
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Dorival José Maistro, secretário de Administração

 

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