Grupo Zona Norte Piracicaba-SP

Filipe Fernandes

 

Ser líder de uma associação, na atualidade, em um ambiente ágil e repleto de mudanças, é bastante desafiador. É muito importante que os membros da equipe, associação, sejam transparentes uns com os outros. E a palavra fundamental para isso é: confiança. E, para aprender a confiar em outras pessoas, é preciso confiar em si mesmo antes de mais nada!

Uma das principais dicas de liderança para obter essa confiança na equipe, associação é identificar e aproveitar cada vez mais as competências individuais de cada colaborador. Afinal, você está lidando com pessoas, e cada uma terá uma habilidade diferente, muitas que o próprio líder não terá.

E, a partir do momento em que você, líder, deixa transparecer essa confiança, você se tornará mais paciente e um melhor ouvinte. Depois, a longo prazo, passa ficar grato pelas novas experiências e relacionamentos que serão construídos.

Seja comunicativo(a) com sua equipe, Para conhecer as ideias, atitudes ou preocupações da sua equipe, é necessário ter uma comunicação constante. Use cada oportunidade que surgir para interagir com eles e você verá que irá descobrir centenas de novas maneiras de organizar seu Grupo, sua associação com mais sucesso.

Foque no empoderamento de sua equipe.

Supervisionar não significa controlar todas as etapas, mas sim, garantir que todas as atividades organizacionais sejam implementadas com sucesso. Uma das dicas de liderança mais eficazes é dar à sua equipe liberdade para encontrar suas próprias formas de resolver os problemas no ambiente. Esse desafio incentiva-os a pensar fora da caixa, serem mais proativos e ajudarem uns aos outros.

Saiba o que a sua equipe espera de você.

Você acha que a sua equipe quer apenas que você dê funções e controle o trabalho de todos? Ser um líder é ir além disso. Uma equipe precisa de capacitação, aconselhamento, integração, feedbacks claros, desafios inspiradores, reuniões mais frequentes, entender a missão da associação, do grupo, entre outras. E, não podemos esquecer de uma das dicas de liderança mais importantes: faça sua equipe te conhecer melhor, isso colabora para conquistar a confiança já mencionada.

Entenda o perfil de cada um.

Essa é uma das dicas de liderança mais relevantes. Cada colaborador tem o seu perfil, o que leva a diferentes desempenhos em funções e tarefas diversas. Existem quatro tipos de perfis: Analíticos, influenciados pela lógica e dados objetivos; Empreendedores, que gostam de um desafio; Expressivos, têm um ideal criativo e visionário e querem alcançar e também se inspirar nas pessoas; e os Integradores, que adoram integrar as pessoas e se relacionam bem com todos da equipe. Para cada um, pense em tarefas e desafios diferentes.

Dê o exemplo.

Caso exigir pontualidade, seja o primeiro a chegar.  capacite a sua equipe, se acredita que falta conhecimento técnico no grupo, ofereça um treinamento específico. Claro que você não precisa dominar todos esses assuntos, mas é para isso que existe uma equipe multidisciplinar e a delegação de tarefas.

Para as equipes terem um alto desempenho, elas precisam se sentir mais inspiradas do que conduzidas. Os colaboradores se sentem motivados, como se estivessem em uma missão, e o que eles estão fazendo é de grande importância. Afinal, essa troca de confiança gera um senso de equipe muito forte, pois faz com que todos “vistam a camisa” do grupo, da associação.

#Dicas de liderança, #Equipe de trabalho, #Ambiente de trabalho

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Filipe Fernandes, do Grupo Zona Norte Piracicaba-SP.

 

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