“Farsa da nova carreira” – Bebel visita escolas e convida os professores para webconferência

A deputada Professora Bebel na EE Hélio Penteado de Castro, explicando aos professores os impactos da nova carreira para o magistério. Foto: Divulgação

 

A presidenta da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de Ensino do Estado de São Paulo), a deputada estadual Professora Bebel (PT), voltou a visitar escolas estaduais em Piracicaba, na tarde desta última segunda (21), quando defendeu o magistério e a educação pública de qualidade. Bebel esteve nas E.E. “Hélio Penteado de Castro”, “Catharina Casale Padovani”, “Luiz Gonzaga de Campos Toledo”, e “João Chiarini” quando dialogou com os professores e colocou a categoria ao par da proposta do governador de São Paulo, João Doria, que acaba com a carreira do magistério, inclusive convidou a todos para a webconferência, que a Apeoesp, promoverá nesta quarta (23), às 10 horas, para debater justamente esta proposta, evento que contará com a participação de especialistas do Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Minas Gerais e terá transmissão vivo pelo canal https://youtube.comc/TVApeoesp.  Para participar do debate o link de acesso é o: bit.ly/3s5I8cD

Bebel explicou que o debate de hoje contará com a participação de representantes de sindicatos de professores de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, “que já viveram e vivem a triste experiência de remuneração por subsídio, pelo qual os professores abrem mão de direitos como quinquênio e todos os adicionais. Esta proposta nasceu no Espírito Santo e foi implantada também no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais, onde o ex-governador Fernando Pimentel (PT) acabou por extingui-la por ser muito prejudicial aos professores”, contou.

Na visita, ainda, a presidenta da Apeoesp reforçou a importância da mobilização dos professores para defender a manutenção da carreira do magistério e pelo reajuste salarial de 33,2%, de acordo com o novo piso nacional dos professores, para todos os professores, inclusive para que participem do “Dia Nacional de Luta”, que promoveremos, com paralisação e ato público, no próximo dia 16 de março, no vão livre do Masp, na avenida Paulista, em São Paulo.  É hora de unirmos a nossa força e dizer não a esta nova carreira. Queremos, sim, a nossa carreira sendo respeitada, até porque os 73% de reajuste salarial que o governador anunciou será para poucos. “Quem já tem salário acima de R$ 5 mil não terá reajuste”, explicou.

Bebel ressaltou ainda que o governador João Doria (PSDB), que está em fim de mandato, com a proposta de  criar uma “ nova carreira” para o professorado,  na prática, irá acabar com o quinquênio, sexta-parte, 13º salário, além de dificultar futuros reajustes à categoria, uma vez que os professores passarão a receber subsídio, como ocorre com  quem ocupa cargo eletivo, como é o caso de deputados, prefeitos, vereadores…. “Além disso, a evolução dos professores nessa ‘nova’ carreira está condicionada a avaliações e outras formas subjetivas. Experiência e tempo de serviço não pontuam e a carreira não se estende aos aposentados. Vamos trabalhar, mais uma vez, com afinco para tentar barrar esta proposta indecente”, enfatizou a parlamentar e presidenta da Apeoesp.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima