Ciclofaixa na Nova Piracicaba: Enfim, uma boa notícia!

Barjas Negri

 

Dentro do planejamento de dotar algumas áreas públicas em centros de lazer e recreação foi nos apresentada a proposta de utilizar e transformar a orla do rio Piracicaba, ao longo da avenida Cruzeiro do Sul, na Nova Piracicaba, num Parque Linear, envolvendo investimentos na implantação de uma pista de caminhada, ciclovia, academia de ginástica, melhoria na vegetação e na iluminação, essa para garantir mais segurança.
Para detalhamento da proposta foram envolvidos técnicos das secretarias de Meio Ambiente (Sedema), Esportes (Selam), Instituto de Planejamento (Ipplap), vereadores e representantes do bairro Nova Piracicaba. Tudo para ouvir sugestões e aprimorar o futuro projeto. Surgiu aí, também, a proposta de recapear ao menos uma pista da avenida Cruzeiro do Sul que tem 3 km de extensão.
Elaborado o projeto e calculado os seus custos, as obras foram programadas para serem executadas em três anos (2008/2010), claro, devido ao alto custo do investimento. Assim tem início a implantação do primeiro Parque Linear de Piracicaba, ao qual foram agregados boa infraestrutura: lixeiras, bancos de madeira, mesas de jogos, bebedouros, equipamentos de ginástica de eucalipto, suportes para bicicletas, sinalização e iluminação com lâmpadas de vapor metálico.
Durante três anos, a Prefeitura se empenhou e, em maio de 2010, foi entregue o Parque Linear da Nova Piracicaba, com ciclovia e pista de caminhada, ambas numa extensão de 3 km. Por iniciativa do vereador Ary de Camargo Pedroso Júnior, a ciclovia e a pista ganharam o nome de José Carlos Masson Júnior – Lei Municipal n 6.318/2008.
Pouco mais de 10 anos se passaram e o número de pessoas que utilizam esse parque cresceu consideravelmente e se intensificou durante a pandemia de 2020-2021, quando a Prefeitura suspendeu as atividades do Parque da Rua do Porto devido às restrições sanitárias impostas pela Covid-19. Nesse período de pandemia, as poucas alternativas de passeio e caminhada nessa região da cidade ficaram restritas ao Parque Linear da avenida Cruzeiro do Sul e também ao Parque do Pelourinho, denominado “Professor Eduardo Gerólamo João (Turcão)”, iniciativa do vereador Capitão Gomes.
Em dezembro do ano passado, li com muita satisfação a matéria publicada pela Tribuna de que “Prefeitura vai implantar uma ciclofaixa de 2,3 km na avenida Paulista, no bairro Nova Piracicaba”. Também foi destacado na mesma notícia que “as ciclofaixas anunciadas contemplam projetos que já existiam na Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) que agora foram viabilizados”. Agora, essa região da Nova Piracicaba e Vila Rezende terá 5,3 km de ciclovia e ciclofaixa.

Essas e outras ciclofaixas, projetadas durante a gestão do secretário Jorge Akira (Nacional), são importantes para a saúde da população e merece nossos cumprimentos pela continuidade da execução. Enfim, uma boa notícia no meio de tantas outras negativas em 2021, como o fechamento de vários equipamentos sociais: Lar das Ruas para moradores de rua, Albergue Noturno, Pinacoteca, Observatório Astronômico entre outros. Com o tempo, vamos perceber que continuar boas políticas públicas sempre beneficiam a população, ao contrário de sua descontinuidade.
______

Barjas Negri, ex-prefeito de Piracicaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima